Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 08/03/2013

Subsecretário de Aduana é eleito presidente do Comitê de Fortalecimento de Capacidades da OMA

08/03/2013

O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil (RFB), Ernani Argolo Checcucci Filho, foi eleito em fevereiro para o cargo de presidente do Comitê de Fortalecimento de Capacidades da OMA, Organização Mundial de Aduanas.

O Comitê apoia os esforços de modernização das administrações aduaneiras para enfrentar as demandas dos governos dos países membros da Organização. Suas sessões anuais funcionam como um fórum no qual os participantes podem partilhar experiências, discutir novos conceitos, métodos e práticas, além de acompanhar o desenvolvimento da atividade.

O subsecretário Ernani Argolo Checcucci Filho chefiou a delegação brasileira que participou da 4ª Sessão do Comitê de Fortalecimento de Capacidades da OMA, realizado em Bruxelas (Bélgica), no período de 25 a 27 de fevereiro de 2013.

Wagner Wilson de Castro, chefe da Divisão de Assuntos sobre Comércio Internacional de Bens, da Coordenação-Geral de Relações Internacionais (Corin), foi o segundo integrante da delegação do Brasil.

De acordo com o previsto na agenda, ao final da 4ª Sessão, realizou-se a eleição para a presidência do Comitê. Em razão da longa experiência internacional e da reputação de Ernani Checcucci, a delegada da Bélgica propôs a candidatura do chefe da delegação brasileira, a qual foi imediatamente apoiada por outros países.

 

Fonte: Anfip