Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 01/08/2014

Categoria

SEFIN - Apenas 35% conseguem emitir nota fiscal

Os problemas com a emissão de nota fiscal continuam a ocorrer. Ou o site do ISS Fortaleza fica indisponível, ou acontecem erros no preenchimento

Há sete dias com defeito, apenas 11.379 pessoas (35% dos contribuintes) estavam utilizando o programa ISS Fortaleza para emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e, até as 16h15min de ontem, foram emitidas 13.781 notas. Segundo o cadastro da Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin), ao todo, são 32 mil usuários do serviço.

Para sanar dúvidas sobre o programa, o órgão disponibiliza, a partir de hoje, um sistema de atendimento telefônico tira-dúvidas, com horário de funcionamento de 8h às 22h.

Para que não haja prejuízos aos contribuintes e contadores, o secretário de Finanças de Fortaleza, Jurandir Gurgel, cogita a necessidade de prorrogar o prazo para a escrituração da nota. Porém, apesar do atraso, a data para o pagamento do ISS deve ser mantida. “Até porque foram somente dois dias de impossibilidade completa para emissão da nota”, justifica.

O aumento do prazo da escrituração do documento permitiria que as empresas usassem a data retroativa na nota. Isso porque, para receber um pagamento do mês de agosto, julho deve ser o mês da nota, disse uma contadora que não quis se identificar.

Relatos

Davi Gomes, publicitário que já havia sido entrevistado pelo O POVO, continuou tendo problemas para a emissão da nota por meios eletrônicos. “Ontem era um erro na hora de dizer que é isento. Eu colocava que era isento e o sistema dizia que estava errado. Agora ele não está completando na hora que eu vou emitir a nota”.

O microempresário Jozivan Oliveira também está com dificuldades. “Trabalho realizando serviços para as seguradoras, e como não consigo emitir as notas fiscais, não estou recebendo pagamento”

Segundo a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Clara Germana, os transtornos já estavam sendo sanados. Inclusive, ela foi uma que conseguiu acessar o sistema. “Recebemos cerca de 700 ligações entre quarta-feira e quinta-feira”.

Para apresentar falhas do sistema, a Sefin reuniu-se ontem, com o CRC e o Sindicato da Empresas de Contabilidade do Ceará (Sescap-CE). Solange Marinho, diretora do Sindicato, diz que ainda tem muitas dúvidas. “A equipe da secretaria está monitorando as falhas com a gente o tempo todo”.

SERVIÇO

Sistema ISS Fortaleza

Onde: http://bit.ly/XlBzQC

Telefones: 3254.5968 /3105.1313

Informações: 0800 280 0155

Fonte: O Povo Online (Jornal O Povo)