Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 10/11/2015

RIO GRANDE DO SUL: Receita Estadual RS inicia Autorregularização de empresas para recuperar R$ 73 Milhões

A Receita Estadual, buscando intensificar ações destinadas a identificar divergências ou inconsistências e outros eventos que possam acarretar pagamento a menor de imposto, informa que está iniciando um novo Programa de Autorregularização destinado aos contribuintes SIMPLES NACIONAL, que deixaram de recolher o ICMS devido nas operações interestaduais de aquisição de bens ou mercadorias sujeitas ao regime de antecipação ou diferencial de alíquota, relativamente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual. Os valores não recolhidos alcançam aproximadamente R$ 73 milhões.

Desta forma, a Receita Estadual oportuniza aos contribuintes SIMPLES NACIONAL que regularizarem a pendência, entregando ou retificando os valores incorretamente lançados nas GIA-SN até 30/11/2015. Persistindo as divergências constatadas, o contribuinte ficará sujeito à abertura de procedimento de ação fiscal, com imposição de multa de até 120% do valor devido e exclusão do Simples Nacional.

As comunicações para autorregularização serão disponibilizadas nas caixas postais eletrônicas dos contribuintes a partir de hoje (05/11). Também serão disponibilizadas na área restrita do e-CAC, orientações ao contribuinte e arquivo com a relação das notas fiscais envolvidas. O acesso poderá ser efetuado pelo endereço eletrônico a seguir:  https://www.sefaz.rs.gov.br/Receita/PortaleCAC.aspx

A Receita Estadual alerta que está disponível o REFAZ 2015, com condições de pagamento e parcelamento especiais para contribuintes enquadrados no Simples Nacional, com desconto da multa podendo chegar a 100%. Para maiores informações, acesse o site www.sefaz.rs.gov.br e clique no banner “Parcelamento de Débitos - REFAZ 2015”. 

Os contribuintes do SIMPLES NACIONAL que possuem valores a serem recolhidos e ainda não receberam os comunicados também poderão se antecipar e proceder a regularização, aproveitando o REFAZ.

Fonte: Afisvec