Reunião do Conselho Deliberativo tratou de assuntos da classe no dia 25 de julho
No dia 25 de julho, 18 Conselheiros titulares e quatro suplentes participaram da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, na sede da Afresp. Por motivos de saúde, o presidente do Conselho, Paulo Henrique Cruz, não pôde comparecer. O vice-presidente do C.D., Luiz Carlos Benício, assumiu a presidência da reunião, que dirigiu os trabalhos com o 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão, e o 2º secretário, Leandro Radusweski Quintal.
Pela diretoria Executiva, esteve presente o presidente da Associação, Rodrigo Keidel Spada, que saudou os Conselheiros, e disse estar à sua disposição para elucidar dúvidas e outras questões sobre a Afresp.
O AFR e deputado estadual Vitor Sapienza esteve presente no início da reunião. Preocupado com a classe, o deputado conversou com os Conselheiros sobre as decisões do governo com relação aos Agentes Fiscais de Rendas, e mostrou-se empenhado em defender os colegas.
Na sequência, foi colocada em aprovação uma correção da ata da reunião do dia 14 de março, solicitada na reunião anterior. A correção foi aprovada, e teve quatro abstenções. Em seguida, a mesa diretora colocou a ata da reunião do dia 20 de junho para ser aprovada. Houve questionamentos por parte de Conselheiros, e o documento foi aprovado com cinco abstenções.
O vice-presidente Benício informou que foi enviada à diretoria Executiva a alteração do regulamento do Fundafresp – Casa do AFR – Fundo de Amparo a Agentes Fiscais de Rendas e Pensionistas no dia 9 de fevereiro, e foi estabelecido um prazo de 180 dias para que seja analisado e devolvido ao Conselho. O Conselheiro Luiz Carlos Toloi Jr disse que a diretoria Executiva solicitou um novo prazo para análise, e por isso não haveria necessidade de discuti-lo sem a avaliação da diretoria.
Em seguida, foi lido o processo sobre o contrato do evento Dia da Família Afresp, que aconteceu, em 2014, no Tauá Hotel & Conventions, em Atibaia. O presidente da Comissão Fiscal, José Carlos Miguel de Mendonça, lembrou que o evento teve uma despesa maior do que a prevista. O Conselheiro Teruo Massita, que era presidente da Afresp na época, parabenizou o trabalho da Comissão Fiscal e disse que o evento foi superdimensionado, e por isso houve um déficit nas contas do encontro. Depois de ampla discussão, o Conselheiro José Miguel recomendou que os eventos futuros da Afresp devem ter seus orçamentos mais detalhados, com todos os custos explicados. O parecer da Comissão Fiscal foi aprovado por unanimidade.
Foi lido o processo C.D. sobre a Glosa de despesa Ofício Afresp-P nº 430/14, sobre o ressarcimento de despesas de transporte para o associado Roberto Chiaverini, para participar da reunião do Conselho que aconteceu durante o evento Dia da Família Afresp, em Atibaia. Na época, ele era Conselheiro. Depois de ampla discussão, o pedido de ressarcimento foi aprovado por 15 Conselheiros, recebeu um voto contrário de Luiz Carlos Toloi Jr, e quatro abstenções, de James Grejo, Sebastião Tadeu de Vasconcelos, Miguel Ângelo Carvalho da Silva e Teruo Massita.
O próximo item da pauta foi o pedido de crédito adicional para a finalização da construção da sede Regional de Bauru. O Conselheiro José Miguel disse que ele veio depois da conclusão da obra, sendo que deveria ter vindo antes, mas que, nesse caso em especial, a Regional precisou fazer algumas obras em regime emergencial, e que por este motivo não houve a aprovação prévia do Conselho. Ele solicitou que a Regional envie a documentação para a Comissão Fiscal ou Auditoria Interna da Afresp para acompanhar os gastos extras e ser submetido ao Conselho. O processo, com a observação de José Miguel, foi aprovado com a abstenção de Leonardo Quadre.
Na sequência, houve a discussão sobre a autorização de investimentos nas Regionais de Araçatuba, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba. A Regional de Ribeirão também solicitou crédito adicional para a finalização do salão de eventos. Os investimentos foram aprovados por unanimidade.
Depois, o vice-presidente Benício leu o processo sobre a aprovação do orçamento para o I Seminário Internacional da Afresp, que acontecerá na mesma semana da Assembleia Geral da Febrafite e do Encontro da Família Afresp, entre os dias 14 e 20 de setembro, no Hotel Casagrande, no Guarujá. O Conselheiro e presidente da Comissão Fiscal, José Carlos Miguel de Mendonça, lembrou que na reunião do dia 20 de junho, o diretor de Comunicação e Assuntos Estratégicos, José Roberto Soares Lobato, apresentou a proposta do evento, e se comprometeu a elaborar um orçamento detalhado com todos os gastos. Ele também apresentou um pedido de verba suplementar para a realização do evento.
Em seguida, o presidente da Comissão Fiscal, José Carlos Miguel de Mendonça, apontou que o orçamento do I Seminário Internacional não veio com as despesas detalhadas. Sugeriu que tanto a verba suplementar para a realização do Seminário quanto o seu orçamento fossem aprovados, com a ressalva que, na próxima reunião do Conselho, no dia 22 de agosto, o documento venha com todos os detalhes dos gastos. O presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada, participou deste momento da reunião, para solucionar as dúvidas dos Conselheiros. O processo foi aprovado, com as abstenções de Leonardo Garcia Quadre e Miguel Ângelo Carvalho da Silva.
Foi lido o processo que trata do envio de balancetes mensais, por parte da diretoria Executiva, ao Conselho Deliberativo, para que seja feito o acompanhamento da execução do orçamento da Afresp. O Conselheiro José Miguel disse que solicitou à Contabilidade da Associação o envio do documento a partir do fim de julho.
O próximo item da pauta foi a leitura do Relatório de Acompanhamento Orçamentário do 1º trimestre de 2015, pelo membro da Comissão Fiscal, Conselheiro Thiago Martins. A Comissão entende que o orçamento vem sendo executado a contento. Depois foram discutidos outros assuntos de interesse da classe.
Fonte: Afresp