Reunião com secretário aponta para 'tempos bicudos'
Em reunião realizada nesta segunda-feira (23) no gabinete do Secretário da Fazenda, os presidentes do Sindifisco-RS e da Afisvec, Celso Malhani e Altemir Feltrin, respectivamente, acompanhados do vice-presidente das entidades, Edison Zart, dos diretores Christian de Azevedo, Geraldo Sheibler, Abel Ferreira e Virginia Cano, da presidente do Conselho das Comissões Sindicais, Ivani Beatriz Müller, e do presidente do Conselho de Representantes da Afisvec, Milton Calleti, estiveram reunidos com o secretário Giovani Feltes e com o secretário-adjunto Luiz Antônio Bins.
Com duração de uma hora e meia, aproximadamente, a reunião proporcionou às lideranças das entidades representativas dos auditores-fiscais debater com os dirigentes da casa fazendária diversos assuntos de interesse da categoria e do Estado gaúcho.
O secretário afirmou que tem analisado a Sefaz-RS para identificar possibilidades de aprimoramento na Secretaria e afirmou que há interesse em manter um cenário de cooperação com a categoria dos auditores-fiscais, mas sinalizou para a possibilidade de haver um longo período de dificuldades para as contas do Estado, o qual chamou de "tempos bicudos".
O presidente Celso Malhani indicou que o momento contempla a necessidade de um posicionamento estratégico da Secretaria da Fazenda e que "o estímulo produz resultados positivos". A liderança lembrou ao secretário que 100 aprovados no último concurso para o cargo de Auditor-Fiscal aguardam vagas e que os números positivos dos últimos anos confirmam a relação direta do crescimento da arrecadação com o investimento na administração tributária.
No mesmo sentido, o presidente Altemir Feltrin reforçou ao secretário que é importante a sinalização de boas perspectivas para a categoria.
Também foi dito que o Estado já passou por outros momentos difíceis e que a valorização do trabalho dos servidores atualmente denominados auditores-fiscais tem se demonstrado uma alternativa positiva para ajudar o Estado a atingir e superar metas de arrecadação.
As lideranças expuseram a existência de desequilíbrios na forma de tratamento entre as carreiras de Estado no RS e entre os membros da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual (AFRE), assim como pendências na regularização da Lei Orgânica da Administração Tributária (Loat), situações que, segundo as lideranças, impõem angústias ao grupo e uma vez saneadas trarão resultados positivos na realização das atividades.
Na ocasião, foram entregues para Feltes e Bins convites para a comemoração do aniversário de 63 anos da Afisvec e para o 16º Encontro do Fisco. Feltes recebeu ainda um exemplar da oitava edição da revista Enfoque Fiscal. Também foi apresentado ao secretário o protótipo do livro que está sendo produzido pela Afisvec e pelo Sindifisco-RS que conta a história da Sefaz-RS.
Fonte: Afisvec