Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 22/10/2014

Representantes do Fisco Estadual Brasileiro participam de 2º dia do Seminário de Planos de Saúde

A Afresp recebe nesta terça-feira, dia 21 de outubro, representantes dos estados brasileiros para mais um dia de apresentações no XVI Seminário dos Planos de Saúde do Fisco Estadual Brasileiro.

O primeiro palestrante do dia foi o profissional de Sistema de Informação, com especialização em Saúde Pública e ênfase na Saúde da Família, vice Superintendente Estadual da Unidas Bahia e representante da Unidas no Copiss e em Grupos Técnicos, Anderson Mendes. Com o objetivo de mostrar as principais alterações e impactos na Implantação do sistema TISS, ele mostrou que o TISS é desenvolvido no Copiss, que é um dos setores representados na composição atual. O setor de prestadores é representando por nove membros, que são clínicas odontológicas, hospitais, médicos e diagnose e terapia.

Anderson comentou que qualquer um pode pedir alteração do padrão do TISS, basta encaminhar as solicitações para a Unidas e, assim, a ANS irá acionar os grupos técnicos e enviar para o grupo coordenador a liberação ou não das alterações de materiais. “As alterações não precisam ser, obrigatoriamente, enviadas para a Unidas, podem ser direcionadas à ANS”.

A Unidas realiza 20 encontros por ano na ANS, reunindo os grupos de coordenadores e equipe técnica, além de analisar 40 mil pedidos de solicitações do padrão do TISS. “Somos os agentes modificadores deste padrão do TISS”, analisou o representante da Unidas no Copiss.

O auditor Independente, Aguiar Feres falou sobre o Plano de Contas Padrão ANS e Lançamentos Contábeis. Ele disse sobre o plano de contas padrão da ANS, da Resolução Normativa 3414 e 344, e riscos e responsabilidades.

Segundo Aguiar, é importante desmistificar a dificuldade de fazer contabilidade de operadoras e incentivar a cultura de gestão de informação. Aguiar também mostrou os alertas da importância da contabilidade.

Fonte: Afresp