Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 07/05/2014

Categoria

Redução do IPI acaba em julho, sinaliza governo

07/05/2014

O governo sinalizou que a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos vai terminar em 1º de julho, afirmou, ontem, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ), Luiz Moan. Dessa forma, a alíquota, que atualmente está em 3%, deve passar para 7%.

O IPI para carros foi reduzido com o objetivo de estimular a economia por meio do consumo e de ajudar o setor automotivo, que vem passando por uma fase de declínio na produção e nas vendas. Ficou decidido que o imposto seria recomposto gradualmente –primeiro em janeiro, depois em julho. O governo cogitou prorrogar a redução do imposto, a pedido do setor, mas a ideia foi descartada.

ARGENTINA

Moan esteve reunido com técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e representantes do governo da Argentina para discutir formas de destravar o comércio entre os dois países. Como metade das exportações do Brasil para o vizinho é de carros, o setor automotivo tem sentido fortemente a queda no fluxo de comércio entre os países. Os dois governos estão estudando formas de financiamento e outras medidas que ajudem a retomada do crescimento do comércio bilateral. As reuniões técnicas vão continuar hoje, no Ministério do Desenvolvimento.

Fonte: Jornal O Estado/CE