RECEITA FEDERAL - No Ceará, 25% dos contribuintes ainda não declararam o IR
Prazo para a declaração do Imposto de Renda termina amanhã. Após isso, há multa ao contribuinte
O prazo para apresentar a declaração do Imposto de Renda 2015 termina amanhã e cerca de 25% dos cearenses que estão obrigados a declarar, até às 17h25min de ontem, ainda não haviam feito isso. A Receita Federal espera que 610 mil cearenses prestem contas com o fisco este ano. Em todo o País, até o mesmo horário, 25% dos 27,5 milhões de contribuintes esperados pela Receita também não tinham enviado a declaração.
Deixar para preencher e enviar o documento na última hora é correr riscos desnecessários, já que foi dado prazo de dois meses. Na pressa, o contribuinte fica mais suscetível a erros e a imprevistos como a “quebra” do computador e a lentidão do sistema de recepção.
Além disso, se não entregar até às 23h59min59s, horário de Brasília, de quinta-feira, o declarante vai pagar multa de 1% do imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do imposto devido. A Receita Federal informa que nos últimos anos não tem havido congestionamento e o sistema tem funcionado a contento.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceara (CRC-CE), Clara Germana Rocha, considera que o ideal é juntar os documentos durante o ano para não deixar para declarar no fim do prazo e correr risco. “O certo é pegar uma pasta e juntar toda a documentação ao longo do ano e não nos últimos dias. O problema maior é porque muita gente não tem comprovantes. Não traz nem o comprovante de renda e tem que buscar na fonte pagadora”, comenta.
Ela avalia que, em casos extremos ou com pendências fáceis de resolver, a declaração pode ser entregue para evitar multa. Mas o contribuinte deve providenciar para ter em mãos o que falta e fazer a retificação o mais rápido possível.
Germana Rocha afirma que informar corretamente os rendimentos das fontes pagadoras e ter a comprovação de todas as despesas dedutíveis são cuidados fundamentais. “É importante não omitir informação. Também não adianta colocar despesa com uma clínica, se não tiver recibo, porque a clínica também repassa informações para a Receita”, observa.
Ela destaca que as multas da Receita Federal são muito altas. “Podem chegar a 75% do valor do imposto ou mais”. A presidente do CRC-CE diz que muitos contadores deixam esses últimos dias para atender “atrasadinhos”.
Além do possível transtorno, especialistas dizem que uma coisa ruim de declarar no final do prazo é receber, quando há restituição, também no último lote, em dezembro. Segundo a Secretaria da Receita Federal, o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2015 ocorre no dia 15 de junho.
Fonte: Jornal O Povo