QUEDA DO RUBLO - Dólar chega a R$ 2,73, maior alta desde 2005
Banco central russo aumentou 10,5% na taxa de juros, valorizando a moeda americana
Com nova queda do rublo russo, o dólar chega a R$ 2,73 nesta terça-feira, 16, maior alta desde março de 2005. O novo recorde da moeda americana representa a tensão no mercado internacional após o banco central russo elevar os juros de 6,5% para 17% na tentativa de conter a desvalorização da moeda.
Com base no novo valor, o dólar teve uma alta de 1,17%. Pela primeira vez na história a cotação da moeda russa atinge a marca de 70 rublos por dólar.
De acordo com o professor de finanças da Universidade Federal do Ceará, Paulo Matos, um pico como o desta terça-feira, 16, é mais prejudicial para as pessoas que pretendem viajar ou realizar pequenas importações do que para empresas que dependem da balança comercial.
“As empresas têm a vantagem da trava de operações cambiais futuras. Assim, a empresa que pretende realizar uma compra em dólar daqui alguns meses , ou até um ano, pode fazer uma reserva do valor necessário se beneficiando da taxa cambial do dia da reserva e desembolsando na data da compra a quantia acordada antecipadamente. O problema é que poucas empresas utilizam essa ferramenta. Porém se as variações continuarem subindo, talvez elas passem a utilizar mais”, explica Matos.
A expectativa para 2015 é pessimista e concreta, segundo Matos. Para o professor, a nova equipe econômica deve ter liberdade para atuar com autonomia e tomar medidas impopulares desde o início do ano, contendo os gastos para ajustar as contas.
“O investido estrangeiro precisa confiar que no Brasil não há insegurança jurídica. O Governo precisa ter pulso forte para punir casos de corrupção e irresponsabilidade administrativa. Essas são melhores formas de sinalização de uma economia forte”, aponta Matos.
Fonte: O Povo