Projeto isenta de IOF o repasse entre empresas do mesmo grupo
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7095/14, apresentado pelo deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que isenta do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF) a transferência de recursos entre empresas de um mesmo grupo quando não há definição do valor da dívida nem cobrança de juros.
Segundo o deputado, a Secretaria da Receita Federal do Brasil cobra o tributo porque entende que são operações de crédito os repasses feitos entre contas correntes de empresas controladoras e controladas, mesmo se realizados sem definição do valor do principal (da dívida) e sem cobrança de juros.
No entanto, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda, manifestou opinião contrária à cobrança, uma vez que, em sua avaliação, essas operações não podem ser equiparadas automaticamente a crédito. “Esse projeto de lei objetiva vedar a cobrança do IOF sobre as referidas operações, em consonância com o entendimento já manifestado pelo Carf”, disse.
Tramitação
A proposta deve ser analisada de forma conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta: PL-7095/2014
Reportagem: Marcello Larcher
Fonte: Agência Câmara Notícias