Projeto isenta de impostos produtos para pessoas com deficiência
09/12/10- A Câmara analisa o Projeto de Lei 7916/10, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Importação (II) equipamentos destinados à locomoção e tratamento de pessoas com deficiência. O benefício também inclui a aquisição de equipamentos destinados ao desempenho de atividades profissionais e desportivas.
Pela proposta, a aquisição dos produtos deve ser feita diretamente pelo usuário ou por um representante legal. A isenção é válida para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda, além de autistas.
Controle - O projeto prevê que o benefício deverá ser reconhecido pela Receita Federal do Brasil, que verificará se o comprador preenche os requisitos legais. O autor da proposta explica que o Executivo estimará o montante da renúncia de receita e incluirá o valor no demonstrativo que acompanha o projeto de lei orçamentária.
Tramitação - A proposta tramita em conjunto com o Estatuto do Portador de Deficiência (PL 7699/06), em regime de prioridade, e está pronta para ser votada pelo Plenário.
Fonte: ANFIP
Link para a notícia:http://www.anfip.org.br/publicacoes/noticias/publicacoes_noticiasindex.php?id=20194