Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 12/03/2014

Primeira comemoração de aniversários este ano aconteceu em Anápolis

12/03/2014.

Anápolis foi a cidade escolhida pela Diretoria da Affego para sediar a primeira comemoração de aniversários do mês em 2014. Na manhã do último dia 28, às vésperas do carnaval, o presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas, os conselheiros José Segurado, Célio Marcos Cardoso e Délcio Alves de Moura, bem como os diretores do Affego-Saúde, Wilson Brandão e Lucy Albuquerque, celebraram com os associados de Anápolis a vida dos colegas nascidos em janeiro e fevereiro. Foi também uma oportunidade de inteirar os anapolinos a respeito das últimas notícias envolvendo as principais questões do Fisco.

O presidente Joaquim Dilton deu início à confraternização com a costumeira saudação dirigida aos affegueanos cidade. “É sempre uma satisfação retornar a Anápolis e estar entre os colegas daqui, principalmente quando a ocasião é de celebração da vida”, destacou o presidente, que em seguida esclareceu diversos pontos de interesse para os associados.

Esclarecimentos

Joaquim Dilton informou com satisfação sobre a situação de tranquilidade vivida pelo Affego-Saúde, cujo Fundo de Reserva se encontra atualmente acima do recomendado pelo seu Regulamento. O presidente enfatizou o fato de que o plano affegueano ser o mais barato entre as operadoras do Fisco nacional. “O Affego-Saúde é hoje reconhecido como a operadora com melhor custo-benefício do Fisco. Nossa cota passou por alguns meses sem reajuste e mesmo assim conseguimos equacionar bem as finanças, de modo que a saúde do plano está em perfeito estado”.

Ele parabenizou o diretor do Affego-Saúde, Wilson Brandão, pelo trabalho desenvolvido e ressaltou o fato de que a diretora-adjunta do plano, Lucy Albuquerque, tem uma atuação que vai além do profissional, zelando ainda como amiga pelas vidas dos beneficiários.

As situações do Hotel TCA, em Caldas Novas, e do Clube Campestre, em Trindade, também receberam atenção. Foi com satisfação que o presidente Dilton informou aos colegas que o TCA não gera mais prejuízos. Uma série de pequenas reformas feitas no espaço melhoraram sua estrutura física e a ação conjunta do Conselho Auxiliar de Gestão do TCA com o gerente-geral do Hotel, Antônio Divino da Conceição, o Tonico, trouxeram equilíbrio às contas da área de lazer.

“A situação do CCA, porém, não é tão satisfatória”, pontuou o presidente Dilton com bastante franqueza aos anapolinos. “Fizemos uma Assembleia em novembro do ano passado para tentar resolver, junto aos associados, o futuro do Clube. Por falta de quórum, ela não se realizou”, relembrou Dilton. O presidente garantiu aos colegas que o objetivo não é se desfazer do CCA, apenas transformar aquele patrimônio, que atualmente não serve tanto aos associados, em um patrimônio de outro tipo, que supra melhor as necessidades dos affegueanos.

Equiparação

O próximo tópico a ser explanado pelo presidente foi a equiparação do subsídio de aposentados e pensionistas do Fisco. Joaquim Dilton afirmou francamente que é imprevisível determinar se a restituição da paridade ocorrerá ou não este ano. Segundo ele, que se encontrou duas vezes com o governador Marconi Perillo e se reúne periodicamente com o secretário da Fazenda, José Taveira, para tentar resolver o assunto, a questão da equiparação está travada junto a várias reivindicações de outras categorias.

Por ser este um ano de eleição, o prazo para aprovação de projetos que causam impacto na folha salarial é bem mais curto. A reivindicação do Fisco nem mesmo chegou como projeto de lei à Assembleia Legislativa, estando no momento em processo de análise no Conselho Estadual de Políticas Salariais e Relações Sindicais (Consid). “Em minha última reunião na Sefaz, falei com o superintendente da Receita, Glaucus Moreira, que se o problema era o impacto na folha, que a Secretaria pudesse enviar o projeto à Alego transferindo o impacto para o ano que vem”, informou Dilton.

A questão, no entanto, se encontra estacionada e o momento agora é de esperar. Mesmo reconhecendo um cenário não muito favorável à efetivação da equiparação em 2014, Joaquim Dilton destacou os importantes aliados que colaboraram para que as negociações avançassem. “O governador Marconi Perillo, que autorizou a equiparação, é favorável à nossa causa. Também o secretário José Taveira e o superintendente Glaucus, que sempre colaboraram conosco. O deputado estadual e meu amigo próximo, Iso Moreira (PSDB), foi outra figura importantíssima, por articular os encontros políticos entre a diretoria da Affego e o governador”, finalizou o presidente.

Emoção

Ao término de seu pronunciamento, Dilton abriu espaço para que os conselheiros, os diretores do Affego-Saúde, bem como os próprios associados, pudessem se pronunciar. O presidente do Conselho de Administração da Affego, José Segurado, aproveitou a oportunidade para falar brevemente aos colegas, citando as expectativas de aposentados e pensionistas sobre a equiparação e garantindo que a atual gestão continuará a negociar em prol da restituição da paridade.

Um momento de emoção ocorreu, porém, quando o conselheiro lembrou o colega anapolino Oliveiro de Oliveira Reis, falecido em 10 de dezembro de 2013. “É com pesar que chegamos em Anápolis sem poder encontrar nosso estimado colega. Envio, em nome de toda família affegueana, meus préstimos à sua viúva Adeir Conceição de Sousa, que com certeza é quem mais sente esta perda”, pontuou Segurado.

Emocionada, Adeir pediu a palavra para agradecer pessoalmente todo apoio recebido da Affego durante os dias de internação do marido. Dirigiu um agradecimento especial à diretora-adjunta do Affego-Saúde, Lucy Albuquerque, pelo carinho dedicado sem reservas ao longo de momentos tão difíceis. “Às vezes Lucy me ligava nas horas em que eu mais precisava de uma palavra amiga, de apoio. Ali encontrei muitas forças para não desanimar, não fraquejar”, revelou a affegueana. Ela recebeu o carinho dos demais presentes e a solidariedade da diretoria da Affego.

Ao final de todos os pronunciamentos, houve sorteio de dois DVDs oferecidos pela Gold Corretora de Seguros, bem como de quatro diárias no Hotel TCA e um CD oferecido pelo músico Muniz, que tocou durante o encontro. A confraternização ainda terminou com um convite: Maria do Socorro, do Departamento Social da Affego, convidou a todos para participarem do I Encontro do Fisco este ano, no final de março, que promete ser uma grande festa.

Nos vemos lá!

 

Fonte: Affego