Prêmio Gestor Público 2015 é lançado na ALRS
O lançamento da 14ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP), realizado nesta terça-feira (7) na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, teve a presença de representantes dos três poderes do Estado, de lideranças do Fisco gaúcho e de entidades parceiras da Afisvec e do Sindifisco-RS, promotores do PGP. Na ocasião, foram assinados o regulamento do certame, que está disponível no site do PGP, e os termos de cooperação entre os promotores do Prêmio Gestor Público e a Assembleia Legislativa, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecomércio-RS), Associação de Juízes do RS (Ajuris), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
Nesta edição, o Prêmio Gestor Público destaca a área da proteção à infância e à adolescência, à qual distinguirá o melhor projeto com o Troféu Prêmio Gestor Público Especial.Prestigiando o lançamento do PGP, o vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, falou sobre os desafios dos gestores públicos para manterem as contas públicas equilibradas e sobre a importância da iniciativa dos auditores-fiscais, através do Sindifisco-RS e da Afisvec. “O Prêmio Gestor Público tem a louvável iniciativa de reconhecer as ações desenvolvidas que atingem resultados positivos para as comunidades onde se efetivam”, afirmou Cairoli.
O presidente da Afisvec, Altemir Feltrin da Silva, salientou a importância de mostrar o lado positivo dos administradores comprometidos com as suas comunidades, principalmente em um “momento em que o nosso país vive num turbilhão de notícias negativas e escândalos”. Feltrin demonstrou-se confiante quanto à qualidade dos projetos inscritos nessa edição. “Temos certeza que neste ano vermos mais um grande número de maravilhosos projetos e que, mais uma vez, o Prêmio Gestor Público terá uma edição de sucesso”, afirmou a liderança.
Durante o seu discurso, o presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani de Souza, informou ao público presente e aos telespectadores que assistiam a transmissão ao vivo feita pela TV Assembleia, que o Prêmio Gestor Público, ao longo de suas 13 edições anteriores, já analisou mais de 2.300 projetos de diversos municípios gaúchos. O presidente ressaltou que as análises são feitas de forma voluntária por auditores-fiscais da Receita Estadual vinculados às entidades representativas da categoria, o Sindifisco-RS e a Afisvec. Malhani também lembrou que o PGP já serve de exemplo para outros estados brasileiros e que já vem sendo realizado, também, no Paraná. “Na 14ª edição, o Prêmio Gestor Público reconhecerá e propiciará a replicação em outros municípios de muitos bons projetos em favor da qualidade de vida das pessoas”, concluiu Malhani, afirmando, ainda, que “este é o objetivo final dos auditores-fiscais da Receita Estadual”.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, reafirmou a importância do PGP no incentivo ao desenvolvimento dos municípios gaúchos. “A sociedade está carente de ideias e soluções que tragam qualidade ao serviço público. O reconhecimento de bons gestores acaba incentivando as boas ideias, que seguem em frente e são estendidas a outras comunidades”, disse Brum.
A cerimônia contou com a presença da coordenadora do PGP, Virginia Cano; de diretores do Sindifsico-RS, da Afisvec e entidades parceiras; do secretário de Estado da Fazenda adjunto, Luiz Antônio Bins; Evandro Teixeira Homercher, representante do Tribunal de Contas do Estado; do auditor e contador-geral do Estado, Álvaro Fakredin, e dos deputados Vilmar Zanchin (PMDB), que, quando prefeito de Marau recebeu quatro prêmios Gestor Público, e nesta edição representará a Assembleia legislativa no júri do PGP; Gabriel Souza (PMDB); Ibsen Pinheiro (PMDB) e Missionário Volnei (PR).
As Inscrições de projetos para participarem do 14º Prêmio Gestor Público podem ser feitas até o dia 30 de junho no site www.premiogestorpublico.org.br.
Acompanhe as novidades na fanpage do PGP no Facebook.
O Prêmio Gestor Público é realizado pela Afisvec e pelo Sindifisco-RS, entidades representativas dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual.
Fonte: Afisvec