Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 16/09/2014

Categoria

POLÍTICA ECONÔMICA - Mantega promete ajustes fiscais caso Dilma vença

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu ontem fazer ajustes fiscais na economia em 2015, caso Dilma Rousseff seja reeleita presidente. Dentre as mudanças, Mantega cita reduções nos juros e no gasto público, como medidas para a melhora de fundamentos macroeconômicos que integram uma política gradualista.

Depois das políticas anticíclicas, precisamos começar a reduzir os estímulos. Devemos caminhar para um [superavit] primário maior do que este ano, entre 2% e 2,5%. Isto daria respaldo ao Banco Central para flexibilizar a política monetária que está muito restrita”, afirmou.

Outra parte das medidas referem-se a uma reforma tributária, que Mantega afirma já estar em curso.”Na nossa política de desenvolvimento, manteremos a desoneração da folha de pagamentos, o Reintegra.

A regulamentação do Reintegra, que dá incentivos à exportação, foi realizada ontem pelo governo. “Essa reforma estamos fazendo em partes, com a redução da alíquota interestadual do ICMS, que tem uma proposta que pode ser aprovada ainda este ano no Congresso”, continuou. A redução das alíquotas do PIS e da Cofins também foi anunciada pelo ministro.

O ministro defendeu as políticas adotadas para estimular o crescimento da indústria, da infraestrutura e da agricultura. Para o setor industrial, Mantega prometeu manter o Plano de Sustentação do Investimento (PSI) com juros abaixo dos praticados pelo mercado, e a política de conteúdo local. (Folhapress)

 

Fonte: Jornal O Povo