PETROBRAS - Projeto da Premium II está pronto para ser licitado, diz Foster
Graça Foster, presidente da Petrobras, disse que o projeto da refinaria Premium II, a se instalar no Ceará, deve ser licitado ainda neste ano. Junto da presidente Dilma Rousseff, ela falou em entrevista coletiva na sede da empresa
A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que o processo licitatório pra a construção da Refinaria Premium II, no Pecém, deve ser inciado ainda neste ano. O lançamento do edital estava previsto para abril e foi adiado para junho. Ela diz que a licitação acontecerá neste ano, mas não fala em datas.
“A gente está pronto para lançar. E esse ano nós vamos estar lançando certamente”, disse a presidente durante entrevista coletiva , ontem, na sede da estatal. O evento contou com a participação da presidente Dilma Rousseff. Foster disse que o processo já atende as métricas internacionais, estando pronto para a fase licitatória.
“Os processos precisam estar de acordo com o Capex (investimento despendido na aquisição de uma empresa) por barril, que o mundo constrói suas refinarias. Nós consideramos que agora nós chegamos às métricas internacionais. Então a gente está pronto para fazer essa ida para o mercado de uma forma muito bem organizada, sendo bastante seletivo”, diz Foster. “Temos, muito provavelmente na próxima semana, mais uma passada geral com a engenharia da Petrobras. Para ir para o mercado”.
Sociedade
Ela afirma que o Conselho de Administração da Petrobras já autorizou que o empreendimento seja feito em parceria com outras empresas. “A Petrobras tem o seu projeto, que está dentro das métricas internacionais, e estamos trabalhando sócios dentro do nossos projeto. Isso vai dar uma competitividade muito grande. Essa é uma das razões para a Petrobras ter investido mais tempo - não demorado - na busca de um projeto mais competitivo . Esses projetos têm que competir de tal forma que a gente tenha um projeto ainda mais atrativo para a Petrobras”.
Questionada sobre o prazo de lançamento do edital, ela disse apenas que será o prazo da Petrobras e o do mercado. “Temos que ir ao mercado, abrir os pacotes e o mercado tem que responder.” De acordo com Foster, a Premium I, a ser construída no Maranhão, está na mesma fase da Premium II. “Temos as duas novas refinarias prontas para que a gente possa fazer as licitações”.
Comemoração
A coletiva de imprensa foi realizada em comemoração à produção de 500 mil barris de petróleo por dia nos campos do pré-sal. No último dia 24, a produção chegou a 520 mil barris, novo recorde diário da empresa. Desse volume, 78% correspondem à parcela da Petrobras e o restante à produção das empresas parceiras na camada do pré-sal.
De acordo com a empresa o pré-sal já responde por 22% da produção da Petrobras no Brasil. A meta é ultrapassar 1 milhão de barris/dia até 2017.
SERVIÇO
Relacionamento com investidores da Petobras
Onde: http://bit.ly/1rVj0fG
REAJUSTE - Foster afirma que gasolina vai subir, mas não diz quando
A presidente da Petrobras, Graça Foster, garantiu que haverá reajuste no preço da gasolina. Mas não disse quando isso acontecerá. “Vai ter reajuste na gasolina, sim”.
Sobre o mau humor do mercado com relação à empresa, respondeu: “não se justifica uma companhia que produz dois milhões de barris de petróleo por dia, que refina 2,2 milhões de barris de petróleo por dia estar com as suas ações tão desvalorizadas. (…) O que eu tenho a fazer é entregar o que eu estou dizendo que estamos fazendo”.
Graça disse, ainda, que a recuperação do valor de mercado da Petrobras é questão de tempo. “O valor de mercado da Petrobras cresceu quatro a cinco vezes desde 2003. É necessário apenas tempo para fazer o que estamos dizendo o que vamos fazer dentro das metas estabelecidas. A hora em que eu entregar o que estou dizendo que vou entregar, tenho certeza de que as ações vão voltar a uma posição de melhor remuneração a seus acionistas”.
Na coletiva de imprensa realizada ontem, as perguntas deveriam ser sobre a marca de 500 mil barris/dia no pré-sal. Quando as perguntas fugiam ao assunto, a assessoria de imprensa orientava os jornalistas a se voltarem para o tema do evento.
DEFESA - Dilma: tendência momentânea não abala credibilidade da Petrobras
O evento de comemoração da produção no pré-sal, contou com a participação da presidente Dilma Rousseff, e do ministro Edson Lobão (Minas e Energia). Em seu pronunciamento, Dilma rebateu críticas que vêm sendo feita à gestão da empresa e disse que os avanços só podem ser entendidos “em sua verdadeira dimensão” quando vistos sob uma perspectiva de médio e longo prazo.
“Não será um ou outro fato isolado, que não representa as características da empresa. Uma ou outra tendência momentânea que vai abalar a credibilidade da Petrobras, nem a sua imagem, nem tão pouco a sua história”.
“A cada avanço da Petrobras, volta o alarido das vozes que sempre quiseram que ela tivesse um papel menor. Daqueles que querem que a sua rentabilidade de curtíssimo prazo prevaleça sobre o fortalecimento a médio prazo da empresa”.
A produção total diária de petróleo no Brasil pela Petrobras atingiu a média de 1,975 milhão de barris por dia em maio, informou a presidente da empresa, Maria das Graças Foster. O volume é 2,2% superior à média de abril, quando bateu 1,933 milhão de barris. A meta da empresa é elevar a produção média diária a um crescimento médio de 7,5% até o fim de 2014.
O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, justificou o fato de a produção ainda estar no mesmo patamar pelo declínio da produção na Bacia de Campos, da ordem de 10% ao ano. “Precisamos repor uma queda de cerca de 200 mil barris na produção média diária, a cada por ano”, disse o executivo.
* O repórter viajou a convite da Petrobras
Repórter: * Bruno Cabral
Fonte: Jornal O Povo