PDR aproxima pequenos empresários investidores
17/02/2014.
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) está fortalecendo os fornecedores locais na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Através do Programa de Desenvolvimento Regional (PDR), promovendo encontros de negócios para aproximar pequenos empresários regionais, que buscam realizar negócios com as grandes empresas instaladas naquela área do Litoral Oeste. O programa pretende aumentar o conteúdo local nas compras de rotina das empresas investidoras da região do CIPP. E o próximo encontro deste tipo já está marcado para o final de março, no município de Caucaia.
Para que se possa ter uma noção do potencial gerador de negócios, as empresas em instalação no complexo somam, juntas, um investimento superior a R$ 30 bilhões, e o total de mão de obra necessária para a implantação dessas empresas chegará a cerca de 55 mil funcionários, dos quais 12 mil permanecerão trabalhando na fase operacional dos referidos empreendimentos. Os encontros servem para aproximar os fornecedores locais dos grandes grupos, que disponibilizam suas demandas por período e segmento. Ou seja, comerciantes da região são incentivados e orientados a como se aproximar e tentar efetuar vendas para as grandes empresas que ali estão em implantação.
O segundo encontro de negócios do PDR, realizado em Paracuru, contou com a participação das empresas investidoras da região do CIPP: Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Posco Engenharia e Construção do Brasil (PEC) e subcontratadas (Daeah E&C, Jentech do Brasil e Seil E&C), além da Wobben Windpower, e diversos empresários do entorno, reunindo 172 pessoas. Na ocasião os empresários realizaram 125 reuniões de negócios com as empresas investidoras e tiveram a oportunidade de conhecer as demandas para a região e apresentar seus produtos e serviços. Durante os dois encontros que foram realizados, já foram credenciados cerca de 200 fornecedores para as empresas. O perfil dos empresários participantes é bastante diverso, do grande ao micro, mas de acordo com o Cede, o interesse maior é fortalecer os pequenos.
FACILITADORES
O presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, avalia que os encontros de negócios facilitam a vida dos pequenos empresários, derrubando algumas barreiras físicas e psicológicas existentes. “Temos, no Ceará, um cenário com grandes empresas se instalando, de modo que muitas vezes o pequeno empresário nem sabe como chegar até elas pra propor negócio. Esses encontros facilitam a geração de oportunidades e criam novos relacionamentos empresariais”, asseverou. O evento contou com stands do BNB, Sebrae, Adece, Fiec (Sesi/Senai) e Aedi, que apresentaram os seus respectivos serviços. Ainda no decorrer deste ano, também serão realizadas missões empresariais, palestras sobre empreendedorismo, dentre outras atividades.
O PDR tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes na região do CIPP - e do Ceará como um todo -, através do fortalecimento da cadeia de abastecimento, gerando emprego e renda para a população. O Termo de Cooperação Técnica do PDR foi subscrito por 21 entidades, que participam do comitê de acompanhamento das ações do programa. Sobre a instalação no Complexo do Pecém, região que vem sendo contemplada com a instalação de grandes empreendimentos, Alexandre Pereira destaca a estrutura do local, mas ressalta os benefícios para o restante do Ceará. “A infraestrutura do CIPP é um diferencial. O Complexo do Pecém, hoje, é um destaque para o Estado, que rende benefícios não só para a região, mas para toda a população cearense”, completou.
Fonte: Jornal O Estado