Parecer técnico descarta fraude contábil no TCA
A Aguiar Araújo Auditores Independentes enviou um parecer técnico à Diretoria Executiva da Affego no qual descarta a ocorrência de fraude contábil nas finanças do Hotel Termas Caldas Affego, em Caldas Novas. O parecer foi solicitado pelo presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas após denúncia do associado Norden Follador Faria apontar a existência de prováveis irregularidades na contabilidade do Hotel.
“Em face dos trabalhos realizados, mediante análise documental das operações realizadas no TCA no período sob análise, concluímos que os resultados divulgados no portal de transparência da Affego estão em conformidade com as informações auditadas trimestralmente por nós e não houve fraude na elaboração e divulgação das demonstrações contábeis”, aponta a certa altura do documento o auditor independente Feliciano Celso Maciel, da Aguiar Araújo.
A empresa analisou todos os relatórios mensais do TCA divulgados no Portal Affego Transparente de janeiro a agosto de 2014, bem como as práticas transacionadas deste período. Entrou ainda em contato com a contadora Vera Godoy, responsável pela Contabilidade da Associação, para esclarecer de que forma os dados contábeis são divulgados no Portal.
Os relatórios financeiros do Hotel são publicados mensalmente e contém todos os dados do desempenho operacional mensal do TCA pelo regime de competência do exercício; bem como o demonstrativo de receitas e despesas do período; e dados complementares do saldo do estoque para comercialização e aquisição de bens do ativo imobilizado, ambos de cada mês.
Para a Aguiar Araújo, uma troca de informações do associado ao analisar estes dados pode ter gerado a dúvida quanto à contabilidade, o que levou à denúncia. O parecer enviado à Diretoria sugere então a reformulação dos relatórios que são divulgados, a fim de facilitar a compreensão dos affegueanos sobre as informações acessadas.
Confira o Parecer Técnico da Aguiar Araújo Auditores Independentes enviada ao presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas
Entenda
Uma carta do associado e então candidato à presidência da Affego, Norden Follador Faria, endereçada em novembro aos affegueanos durante a campanha eleitoral na Associação denunciou a provável existência de fraude contábil no Hotel TCA, constatada após análise dos relatórios financeiros do Hotel divulgados no Portal Affego Transparente. Diante da acusação, para averiguar a existência da fraude e prestar esclarecimentos aos associados, o presidente Joaquim Dilton solicitou auditoria específica da Aguiar Araújo Auditores Independentes nas contas do Hotel TCA.
Fonte: Affego