Novos membros da equipe econômica são anunciados por Michel Temer
Os novos nomes estão sendo anunciados nesta terça-feira, 17, para compor a equipe econômica do governo Michel Temer, presidente interino do País
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta terça-feira, 17, os nomes para a equipe econômica. Confira os novos integrantes:
Henrique Meirelles, ministro da Fazenda
Comandou o Banco Central de 2003 a 2010, no governo Lula. Foi presidente global do FleetBoston Financial e do BankBoston, além de ter presidido o banco no Brasil. Também foi presidente do Conselho da J&F Investimentos, controladora da JBS (dona das marcas Friboi e Seara), Vigor e Havaianas. Foi confirmado no cargo no mesmo dia em que Temer assumiu, em 12 de maio, e agradou o mercado financeiro.
Tarcísio Godoy, secretário-executivo do Ministério da Fazenda
Já ocupou o mesmo cargo até o final de 2015, na gestão do ex-ministro Joaquim Levy. Antes disso, em dezembro de 2006, foi designado Secretário do Tesouro Nacional. Entre 2007 e 2010, foi presidente da Brasilprev. De 2010 a 2014, foi diretor da Bradesco Seguros. Foi o primeiro nome confirmado por Meirelles.
Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central
Economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco. Exerceu o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central entre 2000 e 2003, quando trabalhou com Armínio Fraga e, depois, Henrique Meirelles. Entre 1996 e 1999, trabalhou no Fundo Monetário Internacional (FMI).
Mansueto Facundo de Almeida Jr., secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda
É técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tendo assumido os seguintes cargos em Brasília: coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda entre 1995 e1997, assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal, de 2005 a 2006 e assessor econômico do senador Tasso Jereissati.
Maria Silvia Bastos, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Doutora em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Carlos Hamilton, secretário de Política Econômica
É doutor em economia pela Escola de Pós-Graduação da Fundação Getulio Vargas. Formado em engenharia civil em 1989, pela Universidade Federal do Ceará, Carlos Hamilton já foi diretor de Política Econômica e também de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC). Ele saiu do BC em fevereiro de 2015.
O novo secretário é funcionário licenciado do Banco Central, onde também já ocupou os cargos de chefe e de chefe adjunto do Departamento de Estudos e Pesquisas. Antes de assumir cargos no BC, Carlos Hamilton passou pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Banco do Estado do Ceará, na função de analista.
Marcelo Abi-Ramia Caetano, secretaria da Previdência
Caetano é coordenador da área no Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) e um dos principais especialistas em Previdência do País. Em seminário sobre o tema realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em abril, no Rio, destacou que, dado o atraso das discussões sobre o tema, o ideal é que o período de transição numa eventual reforma não seja longo. Ele defende a definição de uma idade mínima para a aposentadoria e alerta para a importância de se evitarem exceções para categorias profissionais, por exemplo.
Jorge Rachid, secretaria da Receita Federal
É formado em Administração pela antiga Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, hoje Universidade Candido Mendes (UCAM). Ingressou na Receita Federal como auditor-fiscal em 1986. Até 1995, trabalhou na área de fiscalização em Salvador. Assumiu, em Brasília, o cargo de Coordenador-Geral Substituto de Fiscalização da Receita em 1996 e dois anos depois assumiu o cargo de coordenador-geral de Fiscalização.
Otávio Ladeira, secretário Tesouro Nacional
é analista de Finanças e Controle Secretaria do Tesouro, onde fez a carreira.
Fonte: O Povo