Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 11/01/2016

Categoria

Novo presidente do TCE toma posse hoje e articula mudanças

Eleito no final de 2015, o conselheiro Edilberto Pontes toma posse nesta segunda-feira e já articula mudanças na estrutura administrativa da Corte de Contas para dar celeridade a processos e aproximar a sociedade do controle externo exercido pelo órgão

Será empossado hoje como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) o conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima. Eleito em novembro do ano passado, Edilberto substitui o conselheiro Valdomiro Távora para o biênio 2016/2017 e projeta mudanças na estrutura administrativa do órgão para os próximos 30 dias.

A solenidade está prevista para as 16h30min, no plenário do Edifício 5 de Outubro, o anexo II da sede do TCE, no Centro de Fortaleza. Também serão empossados o vice-presidente, Rholden Botelho de Queiroz, e, no cargo de corregedor, Valdomiro Távora.

Como ouvidor da Corte de Contas, permanecerá o conselheiro substituto Itacir Todero. O procurador do Ministério Público junto ao TCE, Eduardo Sousa Lemos, foi nomeado como Procurador-Geral e tomará posse no cargo.

Mudanças

O novo presidente promete fazer uma “grande reestruturação administrativa” no TCE, com o objetivo de tornar o órgão mais ágil e acelerar a fiscalização e o julgamento das contas públicas. No próximo dia 15, será realizado concurso interno entre os servidores efetivos da Corte de Contas para definir o novo secretário-geral.

Entre as ações, está a reformulação das atividades internas. Deve ser extinta, segundo Pontes, a mediação da Secretaria Geral do TCE entre a presidência e as secretarias de Administração, Tecnologia da Informação e Controle Externo. Para Pontes, o diálogo direto deve trazer mudanças na celeridade da atuação do TCE.

A previsão é de que as mudanças tenham início nos próximos 30 dias. “Antes preciso aprovar a resolução no plenário, mas já tenho conversado com vários conselheiros, pontuou o presidente.

Outra meta da nova gestão é facilitar o acesso do cidadão às atividades do TCE, conforme Edilberto, através de publicações com “linguagem mais comum para as pessoas entenderem, debaterem e se aproximarem do Tribunal”, destacou. Ele ressalta que está “entusiasmado” com o início do mandato, apesar dos “encargos” da função.

Edilberto Pontes é doutor em economia pela Universidade de Brasília (UnB) e tem currículo mais técnico que o antecessor. Auditor concursado, ele ingressou no órgão ainda em 2007, escolhido pelo então governador Cid Gomes. Antes disso, trabalhou em Brasília como professor de nível superior e consultor em finanças. Pontes foi vice-presidente na gestão passada.

O novo grupo foi eleito para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição por igual período para o mesmo cargo. (Jéssica Welma - jessicawelma@opovo.com.br)

 

SERVIÇO

Posse do novo presidente do TCE-CE

Quando: hoje, às 16h30min

Onde: Edifício 5 de Outubro, rua Sena Madureira, 1047 - Centro

Fonte: O Povo