Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 24/09/2014

Categoria

NESTE ANO - Bebidas não terão imposto ampliado

Brasília. O governo não ampliará a cobrança de impostos para cervejas, refrigerantes e demais bebidas frias neste ano, em mais um aceno ao setor privado em reta final de eleição.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, esteve reunido ontem (23) com representantes do setor, quando firmou o compromisso com os empresários. Uma revisão da base de cálculo desses impostos federais - o que ampliaria o recolhimento de tributos - estava prevista para junho. Temendo impacto na inflação e tendo em vista a Copa do Mundo, o governo adiou para setembro a data para essa revisão.

A equipe econômica de Dilma contava com esse aumento para reforçar o caixa do governo, que amarga queda no ritmo de crescimento da arrecadação. Segundo Fernando Rodrigues de Barros, presidente da Afebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), o governo e representantes da indústria estão discutindo também mudança no modelo de tributação do setor. A indústria de bebidas está há cinco meses barganhando um novo modelo de tributação. Um grupo de trabalho com integrantes do governo e do setor privado está sendo montado para discutir o assunto.

 

Fonte: Jornal Diário do Nordeste