MÓVEIS - Alíquotas serão mantidas até fim do ano
Depois de anunciar que vai manter reduzido o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros até o fim do ano, o Governo anunciou que as alíquotas de IPI para a indústria moveleira também não serão alteradas.
O IPI reduzido para a indústria moveleira voltaria ao patamar normal hoje, assim como a alíquota para carros. A renúncia fiscal da medida --contabilizada de julho ao fim do ano-- é de R$ 161,6 milhões, informou o ministério da Fazenda, por meio de nota.
Móveis, painéis e revestimento de móveis terão a alíquota mantida em 4%, sendo que a normal é 5%. Luminárias, que têm alíquota normal de 15%, continuarão até 31 de dezembro com a cobrança de 12% de IPI.
Para a linha branca, as alíquotas menores, anunciadas ainda em 2013 não têm prazo para terminar.
Aquecimento
O ministro Guido Mantega (Fazenda) esteve reunido ontem com representantes do comércio e do setor moveleiro, quando ouviu os pedidos reiterados dos setores para prorrogação do benefício.
As medidas visam aquecer a economia por meio do estímulo ao consumo, num momento de queda nas vendas de carros e contração do crédito. (Folhapress)
Fonte: Jornal O Povo