Minirreforma sinaliza mudança de rumos
10/09/2013.
Durante coletiva de imprensa, Cid Gomes anunciou nomes que vão assumir as nove secretarias de Governo que passam por mudanças. De todos os nomeados, apenas dois saíram de dentro das pastas
Dos nove nomes anunciados ontem pelo governador Cid Gomes (PSB) para assumir as secretarias de Governo, apenas dois representam continuidade. Nas Secretarias da Fazenda (Sefaz) e das Cidades, assumiram gestores que já integravam o segundo escalão das pastas. João Marcos Maia era secretário adjunto da Sefaz e agora se torna titular. Carlo Ferrentini, que era executivo das Cidades, agora assume o comando da gestão.
Nas outras sete secretarias, os gestores vêm de fora da secretaria, o que pode sinalizar decisão do governador de promover mudanças nos rumos de cada pasta. Mesmo reafirmando a intenção dos exonerados de disputar as eleições em 2014, Cid Gomes afirmou que as mudanças vieram para incrementar o ritmo de trabalho em algumas áreas. Mas, falou também em humildade para reconhecer dificuldades. “Mais do que um ato eleitoral, o que queremos é que seja um ato administrativo”, disse.Para a Secretaria da Saúde, “área de maior preocupação e reivindicação popular”, Cid nomeou seu irmão Ciro Gomes (PSB). No caso da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), que o governador apontou como “ maior desafio”, Cid nomeou o titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, Servilho Paiva. De acordo com Ciro Gomes (que entregou a Cid relatório sobre a situação da SSPDS, com sugestões), Servilho é um homem que estava perto, olhando pelo ângulo do que estava errado. “Ele pode pegar o bonde e recriar as expectativas, restaurar os fluxos. Não é que o (coronel) Bezerra não estivesse fazendo esse trabalho. Estava. Mas foi no contexto do Bezerra que aconteceu aquele motim”, disse, sobre a greve da Polícia Militar.
Mauro Filho
De todos os secretários que entregam agora os cargos, o que mereceu mais elogios de Cid foi o da Fazenda, Mauro Filho (PSB), que já foi apontado como um dos favoritos de Cid para a sua sucessão. Segundo o governador, Mauro “ainda tem muitos bons serviços a prestar ao Ceará”. Ao mencionar que o Ceará é o quarto Estado do país em volume de investimentos, Cid afirmou que não se consegue isso sem responsabilidade e gestão dos orçamentos. “Mauro Filho está há sete anos cumprindo essa tarefa, sem elevar uma alíquota, imposto, sempre buscando diálogo”, elogiou Cid.
Novos secretários do governo Cid
Ciro Gomes (Saúde) Foi deputado, prefeito de Fortaleza, governador do CE e ministro por duas ocasiões.
Servilho Paiva (SSPDS) Ex-secretário de Defesa Social de PE. Comandou Controladoria da área no CE.
João Marcos (Fazenda) Formado em Administração, foi secretário adjunto da Fazenda no atual governo.
Carlo Ferrentini (Cidades) Ex-funcionário da FGV. Foi secretário-executivo da pasta de Cidades
Paulo Mamede (Cultura). Jornalista,foi coordenador de Comunicação Social da UFC .
Gilvan Paiva (Esporte) Formado em Sociologia, foi secretário de Esporte em Sobral e é filiado ao PCdoB.
Jorbertini Virgínio (STDS) Comandou diretoria no Ministério do Trabalho e é formado em Administração.
Bruno Vale (Conpam) Formado em Publicidade e Propaganda, foi coordenador de promoções e eventos.
Francisco Sales (Controladoria) Formado em Direito, é delegado aposentado da Polícia Civil
Multimídia
A lista com o nome dos novos secretários estaduais é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:
Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas. Na rádio Globo/O POVO (AM 1010), o tema será discutido no programa Manhã da Globo, às 10 horas.
Para ver - A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (Net).
Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br).
Fonte: O Povo