MERCADO DE TRABALHO - MPEs entre as que geram mais chances
21/02/2014.
Com tanta importância no Estado, os pequenos negócios não poderiam deixar de participar do Prêmio Contribuintes
Ao longo de 2013 as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) cearenses mostraram toda a importância que possuem na geração de empregos do Estado. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Ceará ficou na quinta posição entre as unidades da federação que mais criaram postos através das MPEs em novembro do ano passado, com um saldo positivo de 7.509. Na região Nordeste, aliás, o desempenho do Ceará só ficou abaixo do da Bahia (9.124).
Na comparação com as Médias e Grandes Empresas (MGEs), fica ainda mais evidente a importância das Micro e Pequenas no mercado de trabalho do Ceará. Isso porque, ainda de acordo com o Sebrae, das 8.749 novas vagas criadas no Estado em novembro de 2013, 85,8% foram oriundas das MPEs.
Impacto no Brasil
No acumulado de 2013 até novembro, os pequenos negócios responderam inclusive pela criação de 1.041.593 postos de trabalho, o que representou 88,3% do total de empregos gerados no Brasil nesse período. Como era de se esperar, em função das festas de final de ano, as MPEs do comércio lideraram as contratações, apresentando saldo líquido de 83.022 novos postos de trabalho, mais do que o dobro do saldo de empregos do setor de serviços (37.958 postos).
Reconhecimento
Com tamanha importância na geração de empregos do Estado, como também para a economia cearense de um modo geral, os pequenos negócios não poderiam deixar de serem reconhecidos em mais uma edição do Prêmio Contribuintes, que agraciou ontem as micros e pequenas empresas, inscritas no regime tributário Simples Nacional, que mais geraram recursos aos cofres estaduais ao longo de 2013. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), esta é uma boa forma de estimular e promover o crescimento dessas organizações.
Ao todo, a sétima edição do Prêmio Contribuintes homenageou dez micro e pequenas empresas cearenses, sendo que nove são de Fortaleza e uma é de Sobral. As agraciadas foram: Julitex, D&D Confecções, Divino Importados, H. Jóias Ótica, Eletrônica Moriá, Beach Bike, Bicifort, Comercial Nova Estrela, Tecnoagil e Tock Som.
Primeira vez
Com 27 anos de estrada, a Eletrônica Moriá, que fica localizada na Rua Monsenhor Salazar, número 640, no bairro São João do Tauape, foi agraciada pela primeira vez no Prêmio Contribuintes. A empresa oferece serviços autorizados da Sony e LG, e também vende acessórios eletrônicas em geral. “Ao longo de tanto tempo trabalhando corretamente, contribuindo certinho com o Estado, é uma satisfação enorme receber essa homenagem”, diz o proprietário da empresa, Joatã Wagner de Brito.
Ainda de acordo com o proprietário da Eletrônica Moriá, que possui 35 funcionários, a premiação é um incentivo para que a empresa a continue crescendo. “Somos uma loja pequena e ficamos entre as dez agraciadas no Estado. Isso é uma motivação enorme para buscarmos ainda mais nos próximos anos”, diz.
Quem também recebeu o prêmio pela primeira vez foi a D&D Confecções, que trabalha com moda masculina, feminina e infantil. “Atribuo esse reconhecimento ao bom resultado das nossas estratégias de empreendedorismo e um consequente aumento do faturamento, que ocorreu após criarmos outras duas marcas”, afirma o diretor-presidente da empresa, Abdias Aguiar.
Ele explica que a D&D Confecções começou os trabalhos há oito anos, apenas no ramo infantil (Diverkids), mas que há três anos criou uma marca masculina (CG) e outra feminina (Deep). Atualmente, a empresa possui uma fábrica com 30 funcionários e três pontos comerciais. “Ao todo, a empresa tem aproximadamente 40 funcionários trabalhando”, diz Aguiar.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste