Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 24/04/2015

Categoria

Lindbergh classifica proposta de terceirização como 'retrocesso inaceitável'

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) contestou o que chamou de “falso discurso de modernidade” por trás da expansão da terceirização, alertando que a situação do trabalhador pode se tornar mais precária. Em sua opinião, o texto da Lei das Terceirizações aprovado na Câmara dos Deputados deve ser discutido no Senado com a tranquilidade que o tema merece, e não é possível devolver o texto com a velocidade que espera o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Lindbergh elogiou o crescimento das conquistas dos trabalhadores nos últimos 12 anos e classificou como "retrocesso inaceitável" a Lei das Terceirizações. Segundo estatísticas apresentadas pelo senador, que associou o projeto à “mercantilização do trabalhador”, os terceirizados ganham menos, cumprem jornadas mais longas, permanecem menos tempo no emprego e sofrem a maioria dos acidentes de trabalho.

- A precarização das relações de trabalho é tão evidente que, dos dez maiores resgates de trabalhadores em condições análogas à de trabalho escravo no Brasil, em noventa por cento dos casos os trabalhadores eram terceirizados. O projeto de terceirização vai agravar a exclusão e a discriminação de grupos hoje marginalizados na sociedade - alertou.

Fonte: Agência Senado