Jovens empresários cobram simplificação tributária no CE
19/09/2013.
A simplificação tributária, a aplicação eficiente e transparente dos tributos e impostos arrecadados e mobilizar a população para a assinatura do documento ‘Assina Brasil’, será cobrada por jovens empresários e empreendedores do Ceará e outros 18 estados brasileiros, no próximo sábado. Em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE-Fortaleza), realiza o Feirão do Imposto, durante todo o dia, na Praça do Telão, próximo às escadas rolantes da expansão do Shopping Iguatemi.
De acordo com Marcus Vinícius Saraiva, coordenador-geral da AJE-Fortaleza, em território cearense o evento é promovido pela entidade que está à frente, em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinep-CE). O objetivo principal é conscientizar a sociedade e iniciar um grande trabalho pela desoneração da educação. “Afinal, hoje em dia, cerca de 51% das mensalidades pagas pelos pais de alunos são impostos. Além disso, dentre os 20 países mais ricos do mundo, o Brasil é o único que tributa a educação. E isto precisa mudar”, disse.Toda a coordenação da AJE-Fortaleza estará presente, assim como a diretoria do Sinep-CE, a fim de sensibilizar as pessoas que estarão no local, para que assinem o documento que será encaminhado aos governantes. Como um estímulo a mais, quem visitar o stand e assinar o documento irá concorrer ao sorteio de 200 bolsas de estudo com desconto de 51%, durante um ano. “Ou seja, os pais só pagarão a real mensalidade, sem nenhum tipo de imposto. Pretendemos cobrar do governo, seja na esfera municipal (IPTU e ISS das escolas), estadual (ICMS sobre insumos da educação) e federal (Pis, Cofins, INSS do professor ser revertido para a capacitação desses profissionais). E isso é apenas o começo”, completou Marcus Saraiva.
NO BRASIL
Segundo um dos coordenadores nacionais do Feirão do Imposto, Renato Cortez, serão desenvolvidas atividades que buscam, além de alertar, conscientizar sobre a alta carga tributária brasileira. Uma das formas de chamar a atenção do público para a questão será mostrar os valores dos tributos que incidem nos produtos e serviços no País e, de que forma eles impactam na vida da população. Por isso, os estados participantes estão programando a exposição de produtos para evidenciar a diferença dos preços com e sem impostos, além de sortear o direito de compra de carros, motos e eletrodomésticos sem a cobrança de tributos. Em algumas cidades, o consumidor poderá abastecer veículos sem a cobrança de impostos - que podem chegar a 53,03% do valor do combustível, segundo informações do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Uma das novidades do Feirão do Imposto em 2013 será o ‘Segredo da Caixa’. A intenção é instalar caixas em locais estratégicos das cidades participantes, de preferência em espaços de grande movimentação de público. Nesses locais, haverá letreiro com a frase ‘Veja para onde está indo o dinheiro de seus impostos’. Os interessados poderão visualizar, por meio de olho mágico parecido ao de uma porta, o que existe dentro da caixa e de que forma o dinheiro dos impostos está sendo utilizado. Cada movimento de jovens nos estados fará a escolha da imagem que pretende mostrar ao público. Esse será o efeito surpresa da caixa.
Participação do público na campanha
Após verificar o que há dentro do recipiente, o público será convidado a responder a pergunta ‘Você concorda que o Brasil está desperdiçando seu dinheiro?. Os que responderem sim vão receber a mensagem ‘Então ajude a fazer um Brasil melhor e participe da campanha’. O participante poderá, por meio de seu perfil nas redes sociais, compartilhar a mensagem para amigos e outras pessoas. Além do Ceará, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins realizarão o movimento.
Nos municípios participantes serão colocados pontos para que a população possa participar do ‘Assina Brasil’, documento de apoio ao Movimento Brasil Eficiente (MBE), que visa solicitar a redução e simplificação dos impostos no Brasil, estabelecendo cinco grupos de tributos, além da criação de um Conselho de Gestão Fiscal para ajustar o sistema fiscal brasileiro. A expectativa do MBE é reunir mais de um milhão de assinaturas em todo o País e, para isso, terá o apoio da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, com a ação do Feirão do Imposto. As assinaturas também serão colhidas de forma virtual.
Fonte: O Estado/CE