Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 31/05/2017

Categoria

INVESTIMENTOS NA ZPE - Estado quer atrair projeto da Uber com a Embraer

 

SDE quer a fabricante de jatos desenvolvendo o projeto para empresa de transporte dentro da ZPE do Ceará

A participação do Ceará no Brasil Investiment Forum, em São Paulo, ajudou a alinhar o interesse do Estado de abrigar o que deve ser feito de concreto na parceria entre a Embraer e a Uber - batizado de Uber Elevate Network -, segundo revelou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Cesar Ribeiro. O primeiro contato do secretário com a fabricante brasileira de jatos comerciais foi feita nos Estados Unidos e, ontem (30), Ribeiro reafirmou o interesse no projeto, o qual, segundo ele, teve "sinalização positiva".

"Nós, primeiro, vamos identificar se é a construção de aeronaves ou desenvolvimento da tecnologia embarcada. Queremos uma agenda com a Embraer para trazer esse projeto para o Ceará", afirmou o secretário, admitindo ainda que será uma tarefa "difícil pela condição muito grande que a empresa possui em São Paulo, mas não custa tentar".

Ribeiro contou que deve usar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará como principal atrativo, uma vez que as aeronaves devem ter inicialmente o exterior como principal destino. Além disso, a localização e o porte do Porto Pecém poderiam facilitar o escoamento da produção.

Veículos elétricos

A Embraer confirmou a participação no chamado Uber Elevate Network em abril deste ano em nota, na qual a empresa explica que o projeto trata-se de um ecossistema "que poderá permitir o desenvolvimento e implantação de pequenos veículos elétricos com decolagem e aterrissagem vertical (VTOLs, na sigla em inglês) para deslocamentos curtos no espaço urbano".

"Compartilhamos a visão de que a situação do transporte em regiões urbanas congestionadas está pronta para soluções inovadoras, como a aviação sob demanda. A liderança da Embraer na aviação comercial e executiva foi obtida por meio da introdução de aeronaves e serviços inovadores. Estamos confiantes de que esse nosso DNA também agregará valor a novos conceitos de transporte urbano", disse, na nota, Antonio Campello, diretor de Inovação Corporativa.

A Uber, no entanto, fechou a mesma parceria com outras empresas: Aurora Flight Sciences (americana de drones e helicópteros), Pipistrel Aircraft (fabricante de aviões de pequeno porte da Eslovênia), Mooney (também de aviões) e a Bell Helicopter (de helicópteros militares).

Contatos para parcerias

Com stand montada e participação ativa nas palestras e rodadas promovidas pelo governo federal, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ceará busca atrair novos parceiros a partir da atuação de Cesar Ribeiro e também do titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Maia Júnior e do assessor de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann.

Os três, assim como assessores Carmem Rangel (Diretoria de Infraestrutura da Adece) e Bruno Monte (Secretaria de Assuntos Internacionais) participam do evento e recepcionam os investidores, aos quais também é apresentado o pacote de concessões do governo estadual.

Fundo Brasil-China

No Brasil Investiment Forum, o Fundo Brasil-China foi lançado oficialmente e, além da refinaria para o Pecém, Ribeiro afirmou que o Ceará deve estudar quais outros projetos deve levar à análise desta nova fonte de fomento, que promete R$ 20 bilhões em recursos, principalmente, para obras de infraestrutura.

"Vamos identificar agora o que a gente ainda pode fazer. Não posso adiantar, mas há projetos que a gente tem em mente para ter um grande polo logístico no Ceará", afirmou o titular da SDE, observando ainda que a China também deve ter interesse nas ideias propostas pelo Ceará para, então, os projetos terem continuidade.

Agenda

"Queremos uma agenda com a Embraer para trazer esse projeto para o Ceará"

Cesar Ribeiro - Secretário de Desenvolvimento Econômico

Fonte: Diário do Nordeste