IMPOSTO DE RENDA - Programas para declarar
Declarar o IR com antecedência é mais vantajoso do que deixar para a última hora. Quem preenche o documento antes já sabe se vai ter que pagar imposto ou restituir. Esse ano está mais fácil porque há quatro programas que calculam IR.
“Se fizer de última hora e tiver imposto a pagar vai acabar tendo que pagar juros depois do prazo vencer (29 de abril), que é a Selic (14,25% ao ano)”, alerta Vitor Casimiro, auditor da RF no Ceará e porta-voz do órgão.
Além de evitar juros, quem se antecipa pode preencher a declaração com mais calma. E quanto mais cedo se transmite o documento, mais cedo a restituição será recebida.
Como novidade, a RF divulgou quatro programas multiplataforma para os contribuintes calcularem o IR.
Há o Ganhos de Capital, para apurar ganho de capital e o respectivo IR nos casos de venda de bens e direitos de qualquer natureza; Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira; o Recolhimento Mensal Obrigatório (Carnê-Leão) para pessoa física, residente no Brasil, que tenha recebido rendimentos de outra pessoa física ou de fonte pagadora situada no exterior; e o Livro Caixa da Atividade Rural para ser usado pela pessoa física, residente no País, que explore atividade rural em 2016.
Fonte: Folhapress