IMPACTO - Levy alerta para alta de impostos com mudança
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse ontem, que os parlamentares devem tomar cuidado ao votar alterações no fator previdenciário para que não haja a necessidade de alta nos impostos com a medida.
“Tem muita gente que diz que a retirada do fator previdenciário vai aumentar despesa, portanto aumentar impostos. As pessoas têm que ter muito cuidado ao votarem para não criar uma necessidade de mais impostos”.
O fator previdenciário foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de retardar as aposentadorias. Ele é calculado de acordo com a idade do trabalhador, tempo e alíquota de contribuição e expectativa de sobrevida, e diminui o valor da aposentadoria de quem se aposenta mais cedo.
Pelos cálculos do Governo, se os trabalhadores passarem a não optar pelo fator na hora de se aposentar a partir deste ano, os gastos da Previdência com aposentadoria vão aumentar em R$ 40 bilhões em dez anos; e R$ 300 bilhões nos próximos 20.
O ministro reiterou que a discussão sobre as formas de acesso à aposentadoria deve ser aprofundada. As afirmações de Joaquim Levy ocorreram durante uma palestra na Global Summit of Women, evento no qual apresentou detalhes do mercado brasileiro a líderes empresariais de 63 países. (da Folhapress)
SERVIÇO
Calcule sua aposentadoria no site da Previdência Social
Onde: http://bit.ly/1mTKr9i
Fonte: O Povo