Governo estuda criar cotas para negros no serviço público, diz ministra
‘Essa discussão está em curso dentro do governo’, disse ministra sobre cotas para negros no serviço público
22/11/2012
Após a cerimônia em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, disse ontem (21) que o governo estuda a criação de cotas para negros no serviço público federal. Segundo a ministra, o estudo não foi apresentado à presidente Dilma Rousseff que, na solenidade, afirmou que a política de cotas é um dos "grandes avanços" do país.
"Essa discussão está em curso dentro do governo, estamos colhendo pareceres de vários setores, do próprio Ministério do Planejamento e da Advocacia-Geral da União (AGU), para que, com esses pareceres, possamos levar uma posição governamental para a presidente, para ela poder fazer a decisão final com relação a isso", afirmou a ministra.
A ministra disse que a proposta está em “fase ainda muito inicial”. Segundo ela, a expectativa é que até o fim deste ano o estudo seja concluído, dentro do programa nacional de ações afirmativas para a população negra.
"A presidente Dilma, conforme ela afirmou aqui hoje, tem uma posição inequívoca sobre a importância das ações afirmativas e mais particularmente das cotas como instrumento fundamental para se superar a desigualdade racial no Brasil", argumentou a ministra.
Fonte: Fonacate