GOIÁS - Sessão Especial na Alego marca Dia do Auditor Fiscal
O Fisco viveu um momento memorável ontem na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal (21 de setembro), foi realizada uma sessão especial no Plenário Getulino Artiaga que homenageou cinco auditores fiscais com a entrega da medalha Pedro Ludovico Teixeira. Os agraciados com a honraria foram Mauro Pereira Vieira, Ivanilda Perpétua de Castro Neves, Joaquim Dilton de Moura Ornelas (presidente da Associação dos Funcionários do Fisco de Goiás – Affego), José Batista Segurado e Lourdes Augusta de Almeida Nobre Silva.
A iniciativa foi do deputado José Vitti (PSDB), que fez o discurso de abertura da sessão especial, presidida pelo deputado Talles Barreto (PTB), com a mesa composta também pelo superintendente da Receita da Secretaria Estadual da Fazenda, Adonídio Neto Vieira Júnior, representante do governador Marconi Perillo (PSDB); pelo procurador-geral do município de Goiânia, Edilberto de Castro Dias, representante do prefeito Paulo Garcia; pelo deputado federal delegado Waldir Soares; pelo representante da secretaria de Estado da Fazenda, Sérgio Inácio de Oliveira; pelo presidente do Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás, Fabrício Augusto dos Passos; e pelo presidente da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás, Joaquim Dilton de Moura Ornelas.
Também se encontram presentes, o presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), o deputado Jean (PHS), o ex-deputado Lívio Luciano e o deputado Federal Roberto Balestra (PP).
Em seu discurso, José Vitti ressaltou a importância de trabalho de auditores fiscais. De acordo com o parlamentar, a categoria contribui para arrecadação e impede a sonegação fiscal. Ele lembrou que os impostos, receita que está diretamente relacionada ao trabalho dos auditores, representam 40% do PIB brasileiro. “Somos 41 deputados estaduais e estamos todos vigilantes para garantir as prerrogativas dos auditores fiscais. Espero contribuir ainda mais com mecanismos que possam dar melhores condições de trabalho à categoria e promover a integração do fisco com outros órgãos”, disse.
Já o presidente do Sindifisco, Fabrício Augusto dos Passos, destacou em seu discurso que o auditor fiscal contribui para arrecadar recursos investidos em educação, saúde, segurança pública e outras atividades que contribuem para o bem-estar de toda a população brasileira. “O trabalho do auditor ajuda a combater a injustiça fiscal e “promover a justiça social”, salientou. Fabrício também agradeceu a José Vitti pela iniciativa e ao presidente Helio de Sousa “por nos acolher de forma carinhosa”. Por fim, no exercício da Presidência da Casa, o deputado Talles Barreto (PTB) encerrou sessão especial.
Dilton propõe reflexão
O presidente Joaquim Dilton discursou em nome dos homenageados na sessão. Ele agradeceu a Casa pela deferência da sessão e exaltou o trabalho dos auditores fiscais goianos. “Mesmo com a crise que se instalou no País este ano, a categoria não esmoreceu. O esforço foi reconhecido pela própria secretaria da Fazenda, Ana Carla Abrão, para quem o trabalho dos auditores superou as expectativas”, afirmou o dirigente na tribuna.
Dilton também propôs uma reflexão aos presentes a respeito das diferenças salariais que ora vigoram entre ativos e inativos da categoria por conta da suspensão da equiparação salarial. Ao final, conclamou que os colegas se mantivessem unidos para enfrentar estas dificuldades. “É responsabilidade de todos nós ajudar a superar essas dificuldades momentâneas que o Estado e o País enfrentam”, finalizou.
Fonte: Affego