Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 19/09/2013

GO: Dilton leva reivindicação da equiparação ao deputado estadual Iso Moreira

19/09/2013.

Um encontro de amigos. Assim foi a reunião na tarde desta terça-feira, 17, entre o presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas e o deputado estadual Iso Moreira (PSDB), no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa.


O principal assunto do encontro, a equiparação do subsídio de aposentados e pensionistas do Fisco goiano, teve os detalhes amplamente explicados pelo presidente Dilton e ganhou a simpatia do parlamentar. Durante quase uma hora de diálogo, porém, a conversa fluiu para outros temas, revelando o entrosamento entre Joaquim Dilton e Iso Moreira, amigos de longa data.

Entre lembranças dos tempos de colégio e recordações de pessoas conhecidas, a restituição da paridade salarial entre inativos e ativos do Fisco goiano foi uma constante. O presidente da Affego apresentou a questão ao parlamentar, ressaltando se tratar de uma injustiça com aposentados e pensionistas, visto a Lei do Subsídio tê-los enquadrado todos no nível I da carreira.

Dilton citou todo o suporte jurídico que a reivindicação pela paridade conseguiu ao longo dos últimos anos, inclusive o parecer da Procuradoria do Estado que reconhece a inconstitucionalidade gerada pelo subsídio.

“São diversos pareceres jurídicos que confirmam a ilegalidade dessa lei, pois ela cria uma diferença salarial entre os aposentados e pensionistas e o pessoal da ativa. O próprio governador admitiu se tratar de uma incoerência e, em festa de comemoração aos 48 anos da Affego, prometeu reverter a situação”, informou o presidente Dilton.

Iso Moreira demonstrou a todo instante interesse em conhecer melhor a situação. Ele buscou saber quantos inativos seriam contemplados com a equiparação e o valor total que isso traria para a folha salarial do Estado. Além disso, o deputado afirmou que um ponto importante era saber se o secretário da Fazenda, Simão Cirineu Dias, apoiaria a equiparação: “Cirineu é um homem centrado, seguro, se tivermos o apoio dele nesta questão, o restante da negociação se desenrola com mais facilidade”, pontuou o parlamentar.

O presidente Dilton revelou depositar confiança no secretário para a resolução do problema, afirmando considerar Cirineu um “aliado” da equiparação: “Me encontrei com Cirineu ao longo do ano, inclusive o vice-presidente da Affego é um dos principais assessores do secretário, e sabemos que ele também vê a necessidade de reverter essa injustiça”.

Informado sobre todos os pontos principais da reivindicação, Iso Moreira se comprometeu a intermediar um encontro entre o presidente Joaquim Dilton e o governador Marconi Perillo. Preocupado com a situação dos aposentados e pensionistas do Fisco, ele ponderou que o impacto financeiro da equiparação pode ser absorvido pelo Estado, e que não há maiores dificuldades para levar a questão adiante: “Creio que as negociações evoluirão a partir deste encontro com o governador Marconi Perillo, ao qual me comprometo providenciar.”

Ao final da reunião, o deputado e o presidente affegueano ainda conversaram sobre os tempos da infância, quando estudavam juntos em Formosa, Goiás. Tendo em Moreira um aliado, o presidente Dilton saiu do gabinete do parlamentar confiante numa reunião com o governador, passo fundamental para o desenrolar da equiparação.


Fonte: Affego