Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 24/09/2013

GO: Assembleia aprova contribuição extra para Sindifisco

24/09/2013.

O Sindifisco realizou duas assembleias em uma no último sábado, 21, pela manhã. E os fiscais presentes aprovaram a contribuição extra de outubro a fevereiro de 2014 no valor de 30 reais, além de deliberar por manter o caráter permanente da Assembleia Geral Extraordinária convocada para discutir as reivindicações da categoria.

Os trabalhos começaram com a inversão da ordem das assembleias, discutindo-se em primeiro lugar as questões relacionadas à data-base, equiparação do subsídio e reestruturação da carreira. Belmiro discorreu sobre as ações da entidade para alcançar as conquistas reivindicadas, ressaltando que os obstáculos nesse percurso dividiram o foco da entidade.

A luta pelo pagamento integral da data-base, o vai-não-vai da progressão horizontal e as dificuldades na concessão do abono de permanência pegaram o Fisco de surpresa, consumindo energia e tempo da categoria. A data-base acabou parcelada em três anos, quando a intenção do governo era dividi-la em quatro parcelas anuais.

Belmiro contou que, de uma maneira geral, o governo se mostra aberto à negociação desde que as categorias aceitem a implantação de remuneração variável. Essa possibilidade já foi rechaçada pelos fiscais em Assembleias anteriores. Além disso, o presidente do Sindicato destacou a expectativa com a troca de comando na Secretaria da Fazenda, com a perspectiva de avanço no diálogo com a Administração.

Equiparação do subsídio

Fazendo uso da palavra, o presidente do Affego, Joaquim Dilton, ressaltou a luta pela equiparação do subsídio. Segundo ele, os estudos mostram um impacto bruto é da ordem de R$ 5 milhões por mês, dos quais R$ 3,8 milhões representam o impacto líquido. O dirigente acrescentou que um parecer a respeito da equiparação está sendo elaborado pelo colega Elias Khristo. Na quarta-feira, 18, Dilton esteve discutindo o assunto com o ex-secretário Simão Cirineu, que não deixou transparecer que deixaria o posto na sexta-feira.

O presidente da Affego reforçou que se manterá ao lado do Sindifisco nas lutas da categoria, tendo atuado mais nos bastidores e buscado sensibilizar as autoridades do Estado para a importância das reivindicações do Fisco. No entanto, ele prometeu que, se for necessário, estará ao lado do Sindicato para deflagrar medidas de maior impacto que, inclusive, já foram aprovadas pela classe.

Dada a situação atual, com a troca de comando na Sefaz, não houve deliberações e Belmiro propôs que a Assembleia Geral Extraordinária siga em caráter permanente. A proposta foi aprovada.

Contribuição extra Sindifisco

Terminada a primeira etapa das discussões, os trabalhos seguiram sem interrupção para a deliberação sobre a proposta de prorrogação da contribuição extra até fevereiro de 2014. Pelo placar 28 a 4, os colegas aprovaram a chamada extra dividida em cinco parcelas de 30 reais.

As discussões sobre o assunto evidenciaram o ambiente democrático do Sindicato, com alguns colegas se declarando contra a contribuição extra e outros expondo o entendimento de que o valor deveria ser ainda maior face às necessidades da entidade.

Apresentando a proposta, Belmiro argumentou que a contribuição dos colegas se mantém aquém das obrigações do Sindicato. Segundo ele, as cinco parcelas de 30 reais serão direcionados ao Departamento Jurídico, às repúblicas, às festa do Jubileu de Prata e ao orçamento da entidade. O dirigente destacou que a contribuição paga pelos fiscais goianos está dentro da faixa de valores cobrados dos colegas dos outros estados brasileiros. Ele frisou que o Sindicato precisa ser fortalecido e os recursos propiciam uma administração mais ágil com uma comunicação mais efetiva e ações na mídia necessárias a manter uma mobilização dos associados para as lutas futuras.

O presidente do Conselho Sindical, Marcus Vinícius Rezende, manifestou favoravelmente aos investimentos do Sindicato em ações na mídia e à festa de comemorativa dos 25 anos. Esse posicionamento foi seguido pelo colega Alexandre (Carioca), Luis Carlos Goulart, Wesley Nascimento e Redner. Já o colega Gerson Bosco se manifestou contra a contribuição extra, entendendo que o Sindicato deve melhorar os seus gastos.

Jubileu de Prata

Joaquim Dilton fez a proposta de que o Sindicato assuma integralmente os custos das comemorações pelos 25 anos do Sindifisco. Em virtude da declaração do presidente da Affego, houve manifestações de fiscais no sentido de aumentar o número de parcelas ou o valor da prestação. Apesar das manifestações, Belmiro optou por manter sua proposta de cinco parcelas de 30 reais, que foi aprovada por ampla maioria.

 

Fonte: Affego