Funcionários da Prefeitura de SP vão trabalhar em casa para reduzir custos
Servidores serão monitorados e precisam aumentar desempenho em 20%. Tribunal de Justiça já autorizou home office e produtividade cresceu 40%
A Secretaria de Finanças de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo autorizou funcionários a trabalhar de casa a partir de setembro. O objetivo é reduzir custos com espaço e equipamento e aumentar a eficiência, informou o SPTV nesta sexta-feira (28).
Os servidores que forem escolhidos para fazer home office terão uma meta de desempenho 20% maior do que a de quem fica no escritório. Também será necessário que o funcionário se organize para trabalhar entre 8h e 19h, mesmo em casa.
Há requisitos para que os funcionários possam se candidatar. Segundo a decisão publicada no Diário Oficial da cidade nesta quinta-feira (26), não podem trabalhar de casa os funcionários que tenham sido repreendidos ou suspensos nos últimos dois anos, nem aqueles que tiveram faltas injustificadas nos últimos 12 meses.
O esquema de home office ainda exige que o empregado cumpra pelo menos 8 horas por semana nas dependências da Prefeitura. Para controlar a frequência, ele deve continuar preenchendo as folhas de ponto. O secretário Rogério Ceron de Oliveira explicou como será feito o acompanhamento. “Vai ser feito o monitoramento eletrônico das horas de acesso desse servidor ao sistema, o que permite o monitorar se de fato o servidor está desempenhando a atividade e se ele conseguiu entregar os resultados que foram pactuados”, disse.
Os funcionários que cuidam do sistema de computadores da Prefeitura serão os primeiros a testar o home office. “Às vezes, no trabalho do dia a dia, a gente precisa ficar mais focado, concentrado. Eu acho que em casa conseguimos fazer isso melhor”, disse Paula Piantino Vitiritti, uma das servidoras do setor. “É importante não ficar isolado, vir com frequência e trabalhar em equipe como a gente costuma”, acrescentou Lucas Marques.
Tribunal de Justiça
Segundo o IBGE, 47 mil pessoas trabalham de casa em São Paulo. No Tribunal de Justiça de São Paulo, 87 funcionários de 56 cartórios foram autorizados a trabalhar em casa duas vezes por semana em agosto. Em média, a produtividade aumentou 40%.
A escrevente Simone Sato perdia quatro horas dentro do ônibus até o cartório onde trabalhava. “Ficava mais cansada para trabalhar”, conta. Cláudia Evelin Rocha também é escrevente e aprovou a mudança. “Produzo bem mais. Queria três vezes por semana, pelo menos”, disse.
Fonte: G1 Portal de Notícias