Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 01/04/2014

Frente Sudeste pela PEC 555/06 é criada em São Paulo

1º/04/2014.

Durante reunião entre representantes dos servidores públicos de São Paulo, Minas Gerais, e Rio de Janeiro, foi criada a Frente Sudeste, grupo intersindical e interassociativo, que visa coordenar trabalhos e ações em prol da aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06. A matéria propõe o fim da contribuição previdenciária para servidores aposentados e pensionistas.

O encontro foi realizado na quinta-feira (27/03), na Delegacia Sindical São Paulo do Sindifisco Nacional. Seu objetivo foi discutir questões operacionais da Frente Nacional São Paulo pela PEC 555 /06, ouvir as experiências da luta pela aprovação da matéria dos servidores mineiros e cariocas e discutir ações estratégicas conjuntas objetivando a aprovação da matéria ainda para este ano.

Na ocasião, também foram traçadas estratégias para a criação de Frentes regionais nos estados do Nordeste e do Sul, a fim de que se possa pressionar o governo de forma mais uniforme e contínua.

“É necessária a articulação de todas as entidades que compõem essa frente a fim de que possamos fortalecer as frentes regionais a partir dos contatos que temos”, conclamou um dos coordenadores do grupo e 1º vice-presidente da DS/SP, Luiz Fuchs.

Experiência mineira – Os representantes da AFFEMG (Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais), Lenivanda Oliveira e Renato Miranda Barbosa, compartilharam com os presentes as experiências da Frente Mineira.

De acordo com eles, o grupo conta com cerca de 20 entidades e trata de assuntos de interesse comum às categorias que o compõem. Há dez anos, as diferentes entidades vem tratando desses temas, mas apenas em 2012, a Frente Mineira se tornou um grupo coeso que se reúne a cada quinzena para discutir ações em diversas frentes em prol de bandeiras como a aprovação da PEC 555.

Primeiros passos no Rio – O representante da Unafisco Associação (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue, relatou os primeiros passos do Rio de Janeiro rumo à formação de uma Frente nos moldes das que já existem em São Paulo e Minas.

“Estamos numa fase de primeiros passos. Fizemos alguns contatos dentro do Fonacate (Forúm Nacional das Carreiras Típicas de Estado) e agora a ideia é fazer contato com outras entidades”, afirmou. Delarue ainda disse que, por conta do calendário diferenciado deste ano, a pressão deve ser feita de forma intensa e rápida, objetivando a votação da matéria no Congresso ainda este ano.

Vale lembrar que a matéria esta aguardando a assinatura do líder do PT na Câmara dos Deputados para entrar em Plenário, os demais líderes já assinaram. Cerca de 360 deputados já assinaram o requerimento solicitando que essa pauta seja colocada na ordem do dia na casa.

Próximos passos – No próximo dia 03/04 (quinta-feira), a Frente Sudeste pretende apoiar a Audiência Pública sobre a PEC 555, a ser realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco e assim, incentivar uma criação de uma Frente Nordeste pela PEC 555.

Portanto, a Frente conclama as entidades que a compõem para apoiar o evento e aumentar a pressão sobre a Câmara dos Deputados e o governo.

Uma nova reunião da Frente está marcada para o dia 10/4 às 14h30 na DS/SP para discutir novas ações e planejar um grande evento na Câmara dos Deputados para uma data a ser definida

Presenças – Pela DS/SP, participaram da reunião, o presidente, Osvaldo Martins, o secretário geral e coordenador da Frente Nacional São Paulo, Rubens Nakano, o diretor de Assuntos Parlamentares, Walter Cestaro e a diretora de Assuntos Jurídicos, Assunta Bergamasco.

Além de Pedro Delarue, a Unafisco Associação esteve representada pela diretora de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social, Icléa Camargo, e a diretora-ajunta de Finanças da entidade, Edith Benvindo. A Apafisp (Associação Paulista dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) esteve representada pelo seu vice-presidente de Finanças, Wanderley Secco.

O Fisco Estadual marcou presença com a diretora de Assuntos Intersindicais de Formação Sindical, Maria Cristina Savino. Já os fiscais municipais foram representados pelo presidente e pelo 1º vice-presidente do Sindaf-SP (Sindicato dos Auditores-Fiscais Tributários do Município de São Paulo), Wilson José Araújo e Cássio Vieira Pereira dos Santos.

Já os funcionários do Banco Central estiveram representados pelo direitor-secretário do SINAL-SP (Sindicato dos Funcionários do Banco Central) e coordernador da Frente São Paulo pela PEC 555/06, Paulo Lino.

O SINESP (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo) teve como representante a diretora para Assuntos de Legislação e de Defesa dos Direitos dos Filiados, Égle Prescher Lacomelli. Por sua vez, o SITESP (Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Estado de São Paulo) foi representado por seu secretário geral, Samuel Paulo Viana.  Já o Judiciário teve como representante Ana Maria Fevereiro do SINTRAJUD (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo).

Os funcionários do legislativo estadual estiveram representados pelo presidente da ASPAL (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa de São Paulo), Gaspar Bissolotti Neto, que também estava como representante da AFALESP (Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e do SINDALESP (Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

O assessor sindical da FESSP-ESP (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo), Isaías Celestino, também esteve presente bem como a coordenadora social da AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo), Adelaide Botignon Martins.

Autor: Jornalismo DS/SP

 

Fonte: Affemg