Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 22/10/2015

Fonacate debate fortalecimento das carreiras e funções de Estado

"Todas essas ações mostraram a importância do Fonacate como instância de articulação e luta dos servidores públicos em defesa de instituições verdadeiramente republicanas”, destacou o secretário-geral do Fórum, Rudinei Marques

Em Assembleia Geral realizada na tarde desta terça-feira (20), as entidades afiliadas ao Fonacate avaliaram a importância da articulação das carreiras de Estado em favor do fortalecimento das funções e dos órgãos públicos.

Pautaram o debate exemplos como a atuação conjunta para garantir o caráter ministerial da Controladoria Geral da União (CGU); o apoio aos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) durante o julgamento das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff; e o ato pelo fortalecimento da administração tributária, durante audiência pública na Câmara dos Deputados pela votação e aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2007.

“Todas essas ações mostraram a importância do Fonacate como instância de articulação e luta dos servidores públicos em defesa de instituições verdadeiramente republicanas”, destacou o secretário-geral do Fórum, Rudinei Marques.

 A campanha salarial de 2015 também foi um dos itens da pauta. Como consenso, a necessidade de intensificar ações conjuntas e qualificar o Fórum como interlocutor do segmento das carreiras de Estado junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 Nova Afiliada

Os presentes manifestaram satisfação e calorosa acolhida pelo retorno, aos quadros de afiliadas ao Fonacate, da Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB), na assembleia representada pelo Embaixador Ronaldo Costa Filho e pelo Diplomata Leandro Rocha de Araújo. 

Fonte: Fonacate