Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 06/08/2013

Febrafite mais próxima da Affego

06/08/2013.

Fortalecer a parceria entre a Affego e a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Este foi o objetivo principal da vinda a Goiânia do presidente da Federação, Roberto Kupski, no último sábado, 3, quando ele expôs detalhadamente as atividades da Febrafite para diretores, conselheiros e associados da Affego e do Sindifisco.

O encontro, realizado no Salão Nobre da Affego, contou ainda com as presenças dos presidentes do Sindifisco, Belmiro Rosa Borges; da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado do Tocantins (Asfeto), Caio França de Oliveira; do CAT, Domingos Caruso; e ex-presidentes da Affego Wilmar Pinheiro e Norden Follador Faria.

O presidente da Affego, Joaquim Dilton de Moura Ornelas, fez a abertura do evento, chamando para comporem a mesa os presidentes do CAT, do Sindifisco e da Asfeto, além dos presidentes do Conselho de Administração da Affego, José Batista Segurado; e do Conselho Fiscal, Luiz Carlos Goulart.

Belmiro aproveitou a oportunidade para entregar o ofício do Jubileu de Prata comunicando a Roberto Kupski, que ele será uma das 25 personalidades homenageadas com o troféu Admar Otto, durante solenidade em celebração ao aniversário de 25 anos do Sindifisco, que será realizada dia 8 de novembro, no Atlanta Music Hall.

Palestra Kupski

Durante pouco mais de uma hora, Roberto Kupski detalhou as principais atividades e as lutas encampadas pela Febrafite em nível nacional. Ele destacou que hoje, com o mundo globalizado, é cada vez mais importante a parceria e o trabalho em conjunto. Afirmou ainda que, em termos de federação, Febrafite e Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) estão com discurso afinado nas questões macro de defesa da categoria.

 

A Febrafite conta com 27 entidades filiadas, dentre elas, 14 possuem plano de saúde. Um dos trabalhos promovidos pela Federação é o convênio de reciprocidade entre estes planos, do qual a Affego, com o Affego-Saúde, faz parte. “Estamos em processo de aperfeiçoamento deste convênio, mas só quem já usou sabe o quanto é importante”, assinou Roberto Kupski. O convênio permite a utilização do plano de outras associações do Fisco, quando necessário.

Com relação à exigência da ANS de desvinculação dos planos de saúde das associações de origem, Kupski explicou que há dois projetos de lei no Congresso Nacional, que são acompanhados pela Federação, para reverter essa situação. São eles, PL 5813/2013 e PLC 30/2009.

Participação

Outros projetos de lei de interesse do Fisco são acompanhados pela Febrafite, que busca junto aos senadores e parlamentares apoio para sua aprovação, como exemplo, Roberto Kupski citou a PEC 555, proposta de emenda constitucional que acaba com a contribuição previdenciária dos funcionários públicos aposentado; e a PEC 147, que trata do Teto Nacional do Fisco. Nesse panorama, Kupski destacou a importância da participação do Fisco na política nacional, com a eleição de parlamentares que representem a classe, o que facilitaria a aprovação de matéria de interesse da categoria.

A exemplo do convênio de reciprocidade na área de saúde, o presidente da Febrafite destacou que há também um convênio de turismo, o que permite a utilização de áreas de lazer das entidades que integram a Federação nas mesmas condições dos associados de cada associação.

Roberto Kupski listou ainda outras atividades promovidas pela Federação, como o Prêmio Nacional da Educação Fiscal, a confecção da Revista Febrafite e os Congressos nacionais da categoria.

 

Lei Orgânica

Para o conhecimento da categoria em Goiás, o presidente da Febrafite trouxe um cd com as Leis Orgânicas do Fisco aprovadas nos Estados de Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

Fonte: Affego