FAZENDA BELÉM - Dois novos poços de petróleo são descobertos no Ceará
A Petrobras informou à Agência Nacional de Petróleo duas novas descobertas de petróleo no campo da Fazenda Belém, no Ceará. Fato pode indicar uma recuperação da produção
Uma nova descoberta de petróleo no campo terrestre de Fazenda Belém, na Bacia Potiguar, no Ceará foi comunicada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na sexta-feira passada (7/11). É a segunda comunicação de descoberta na área em menos de um mês. No dia 28 de outubro, a estatal já havia indicado à agência reguladora de petróleo ter encontrado mais indícios de óleo na região.
“Os indícios de óleo no poço ora explorado também foram registrados no mês de outubro na região exploratória o que pode indicar uma recuperação da produção offshore (em terra) no Ceará”, comenta o consultor de petróleo e gás, Bruno Iughetti.
Ele adianta que de março até outubro, a Petrobras perfurou cerca de 24 novos poços offshore no Estado visando aumentar sua produção através dos novos poços e a recuperação dos existentes denominados de “poços maduros” ou seja que apresentam declínio produtivo, conforme projeto da Petrobras no segmento de exploração e produção.
Iughetti destaca que de acordo com o projeto de novas descobertas e elevação do fator de recuperação dos poços existentes no campo da Fazenda Belém, as novas perfurações permitirão a reversão de queda.
“Com dados comparativos entre junho 2014 com o mês de maio, o crescimento foi de 7,6% o que vem incentivar o aporte de investimentos neste processo”, completa o especialista.
Crescimento
Segundo dados da ANP, o Ceará encerrou 2013 com 317 poços terrestres todos localizados na Fazenda Belém. “Mesmo assim, dado que a maioria dos poços são considerados “maduros, tivemos no ano de 2013 em relação a 2012 um decréscimo de 9,6% o que se espera reverter, em definitivo, com as últimas descobertas anunciadas”, considera Iughetti.
Ele acrescenta que, a Petrobras está prevendo em seu plano estratégico para as áreas exploratórias e de produção, reforçar os investimentos naquela região e, caso o aumento seja significativo, justificar o escoamento da produção da Fazenda Belém através da construção de oleoduto transferidor para a futura Refinaria Premium II, a ser construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Avalia que a notícia dá ainda mais esperança de que o Ceará possa crescer muito nessa área nos próximos anos. Conta que a Petrobras continua trabalhando em águas profundas na região de Paracuru.
“Há estudos geológicos que confirmam que essas reservas poderão ser importantes”, afirma.
SERVIÇO
Acompanhe o boletim da produção de gás e petróleo
Onde: http://bit.ly/1kGC3o2
Repórter: Artumira Dutra
Fonte: Jornal O Povo