Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 30/04/2013

Faltam menos de 30 dias para o Congresso da FEBRAFITE em João Pessoa

29/04/2013.

Estamos em contagem regressiva para o IX Congresso Nacional e IV Internacional da FEBRAFITE que ocorrerá de 26 a 29 de maio, no Tropical Tambaú Hotel, em João Pessoa/PB.  Esta edição do evento conta com a organização da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (AFRAFEP), apoio do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT) e das associações filiadas à Federação.


O tradicional encontro do Fisco estadual/distrital terá muitas atrações: palestras, momentos culturais, shows, sorteio de brindes e do carro zero km, doado pela Vip’s Corretora de Seguros, empresa parceira desde a primeira edição do Congresso. Entre os palestrantes, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), o deputado federal João Eduardo Dado (PDT-SP), o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, o secretário-executivo do CIAT, Márcio Verdi, entre outros.

Leia abaixo, entrevista com o auditor fiscal da Paraíba, presidente da AFRAFEP, Alexandre J. Lima Sousa, sobre os principais atrativos do evento e ainda dicas turísticas na belíssima cidade de João Pessoa.  Não deixe para a última hora, faça já sua inscrição no site www.febrafite.org.br/congresso

Qual a expectativa para o Congresso em João Pessoa/PB?

Os congressos da FEBRAFITE são momentos de grande aprendizado. Participamos do último na cidade de São Paulo em que os paineis foram de alto nível propiciando aos participantes o conhecimento e a troca de experiências da administração Tributária de várias partes do mundo. Na edição de 2013 teremos a oportunidade de vivenciar estas experiências e a expectativa do comparecimento em massa dos integrantes das carreiras fiscais do País e de outras partes do mundo que, sem dúvidas, enriquecerão os debates e o aprendizado.

Por que a escolha do tema “Carreira Fiscal, Estado Presente?
A Administração Tributária é o meio pelo qual a sociedade se organiza. Desde quando houve a renuncia da vingança privada por parte da sociedade civilizada, a humanidade dependia da arrecadação dos recursos dos cidadãos para fazer face aos serviços ditos essenciais. Ante este cenário, a carreira fiscal se faz coada vez mais necessária visto que as regras visando o equilíbrio entre os atuantes nos mercados, de modo que o Estado possa garantir ao cidadão regras claras, serviços de boa qualidade atentidos com a contribuição dos cidadãos de modo justo. Tal atuação nem sempre será pacífica, pois estaremos trabalhando contrariando vários interesses. Por isto, a sociedade precisa de um Fisco estruturado, preparado de modo que qualquer interferência externa seja banida. O tema nos remete a esta reflexão: Carreira fiscal, Estado presente.

Qual o destaque da programação temática?

Teremos a exposição de Márcio Verdi, secretário executivo do Centro Interamericano de Administração Tributária - CIAT que nos brindará com a sua visão da Administração Tributária de vários países do mundo;  a participação do deputado federal,  João Dado (PDF-SP), nosso colega auditor fiscal do Estado de São Paulo que enxerga, como ninguém os caminhos que deve trilhar a Administração Tributária do País; a participação do colega auditor baiano Helcônio de Souza Almeida,  ex-presidente do IAF e diretor Jurídico da FEBRAFITE, o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, além do painel motivacional com Jessie Quirino que expõe a cultura nordestina como poucos.

Como está a programação cultural do Congresso?

Teremos a abertura com a vocalista da Banda Clã Brasil com a execução do Hino Nacional, além de um show do quarteto do trombones que é um grupo formado por professores do curso de música da UFPB.

No coquetel da abertura teremos o show da Banda Tony Leon que executa MPB e outros estilos. Na noite artística de terça-feira (28), teremos show de Beto Brito, cuja descontração contagia a todos. O Clã Brasil fará a apresentação musical no jantar de encerramento que contará também com a Banda Tuareg's.

Finalmente, convidamos os colegas de todos os Estados do Brasil que venham participar do nosso Congresso FEBRAFITE, momento de compartilhar as nossas experiências na busca por um Fisco mais forte e justo, visando uma sociedade com oportunidades para todos.

O que o congressista não pode deixar de conhecer em seu Estado?

As nossas praias brindam e encantam os visitantes com suas águas mornas durante quase todo ano. As Praias de Cabedelo com a visão histórica do Forte de Santa Catarina, o pôr-do-sol na praia do Jacaré, as praias de Tambaba para os naturistas, a Praia de Coqueirinho com uma maravilhosa visão do Canion. Na ponta do Cabo Branco, o extremo oriental da América do Sul com a imperdível visita a Estação Ciência. No centro histórico, as igrejas do período da colonização do País com suas casas as margens do Rio Paraíba. Os colegas que  se dispuserem a permanecer por mais tempo, temos no brejo paraibano a visita a cidade Alagoa Grande, terra do mestre Jackson do Pandeiro com o circuito engenhos, além do circuito do frio na cidade de Bananeiras. Na Cidade de Campina Grande poderemos conhecer os preparativos para abertura do maior São João do mundo que ocorrerá dia 07 de junho.


Fonte: Febrafite