Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 13/10/2014

Categoria

EXPECTATIVA - Tombini diz que o Brasil vai crescer 0,7% este ano

Washington (EUA). O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou neste sábado (11), que "há sinais de recuperação da economia brasileira" no terceiro trimestre e que recuos nos preços de commodities e a alta das taxas dos juros vão se refletir na inflação.

Tombini deu a entrevista em Washington, onde participou do Encontro Anual do FMI e do Banco Mundial, que reuniu ministros da Economia e presidentes de bancos centrais de todo o mundo. Ele afirmou que o BC espera que a economia do Brasil cresça 0,7%, em 2014. Disse que os sinais de recuperação se referem ao 3º trimestre, "mas ainda não temos todos os números".

Reação

Questionado sobre a combinação de inflação em alta e economia quase estagnada, ele disse que a economia "está próxima do pleno emprego" e que há um "robusto programa de investimentos em infraestrutura" no País, o que levaria a uma reação.

Tombini disse que o Brasil tem capacidade para enfrentar esse período de transição "com certa tranquilidade" e que a recuperação "da maior economia do planeta, os EUA" é algo muito bom para o comércio internacional. O FMI estima que a economia brasileira cresça 0,3% neste ano, enquanto o PIB dos emergentes deve ter uma expansão de 4,4%. A economia global deve crescer 3,3%.

Fonte: Diário do Nordeste