ESTRUTURA FISCAL - Custo é maior para empresas de pequeno porte
21/02/2014.
Além do peso da carga tributária, as empresas que atuam no Brasil têm que conviver com os custos que envolvem todo o processo de apuração dos impostos, federais, estaduais e municipais, que tem impacto nas suas estruturas de pessoal e de tecnologia.
Os esforços e recursos empregados para atender o complexo sistema tributário brasileiro são alguns dos fatores que contribuem para o custo Brasil. E o impacto dessas exigências é substancialmente maior nas empresas de pequeno porte, diminuindo conforme a empresa cresce.
De acordo com estudo da Deloitte, empresa de consultoria tributária, a força de trabalho empregada para o pagamento de tributos representa parte importante do chamado custo Brasil. O estudo aponta que o custo da estrutura fiscal sobre o faturamento de uma empresa de pequeno porte é de 1,72%. Enquanto para empresas de médio e grande porte, o peso da área fiscal é de 0,26% e 0,12% dos seus faturamentos, respectivamente. Já o número de funcionários alocados no setor fiscal de empresas de pequeno, médio e grande porte é de 2,8, 6,5 e 16, respectivamente.
Fonte: Jornal O Povo