Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 27/03/2014

Estão abertas as inscrições para o 13º PGP

27/03/2014.

Com o lançamento realizado nesta terça-feira(25) na Assembleia Legislativa, teve início, oficialmente, a 13ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP), iniciativa de responsabilidade social dos auditores-fiscais da Receita Estadual, realizada através do Sindifisco-RS e da Afisvec.

As inscrições já podem ser feitas no site www.premiogestorpublico.org.br . Os gestores municipais têm a oportunidade de apresentar projetos em todas as áreas de governo. Neste ano, o prêmio destaca o tema Soluções de mobilidade urbana e rural – Caminhos para o desenvolvimento.

No Salão Júlio de Castilhos estavam presentes, prestigiando o lançamento, as diretorias do Sindifisco-RS e da Afisvec, representantes do Legislativo gaúcho e de entidades parceiras, imprensa e demais convidados.

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gilmar Sossella, enalteceu a credibilidade do Prêmio Gestor Público e das entidades realizadoras e parceiras da iniciativa. “Logicamente, quando a gente tem instituições parceiras com o Sindifisco-RS e a Afisvec e todos os parceiros logicamente dá legitimidade, dá reconhecimento, dá fé pública para o vencedor e para o gestor”. Sossella também lembrou que em 2013 o município de Tapejara, sua cidade natal, foi a vencedora do Prêmio Gestor Público Especial. O presidente do Legislativo ainda se referiu à importância do tema desta edição, referindo-se à necessidade de serem encontradas soluções urgentes para os problemas crescentes de mobilidade no RS.

Celso Malhani, presidente do Sindifisco-RS ,saudou todos os presentes e agradeceu o apoio das entidades parceiras do PGP. “Muito nos orgulha estar realizando a 13ª edição do Prêmio Gestor Público, que, desde 2002, já analisou mais de 2.200 projetos, premiou e reconheceu publicamente o mérito de muitos gestores públicos do RS e suas equipes de trabalho, identificando e reconhecendo sua capacidade de diagnóstico e criatividade para propor, planejar e executar projetos criativos, capazes de atender as demandas de suas comunidades , ainda que com recursos escassos, mas sempre bem aplicados, valorizando o produto dos tributos arrecadados na nossa sociedade” comemorou o presidente do Sindifisco-RS em seu discurso na ocasião. Malhani destacou, ainda, que o PGP já ultrapassou as divisas do Rio Grande do Sul e, atualmente, vem sendo realizado, também, no estado do Paraná, através do Sindicato dos Auditores-Fiscais do Estado do Paraná.

O presidente da Afisvec, Abel Henrique Ferreira, salientou aos presentes que, além de projetos relacionados diretamente com o tema deste ano, podem ser inscritos projetos de qualquer área de governo, como saúde, educação, segurança, entre outros. Ferreira ainda destacou que o tema não é importante apenas para as grandes cidades e afirmou que “esse programa é mais importante para aqueles municípios que não têm ainda problemas de mobilidade, pois é o momento de se preocuparem com o futuro”. Segundo o dirigente, “é muito mais barato para a sociedade fazer um plano de mobilidade urbano e rural para aqueles que não têm problemas ainda”. Com uma visão de estadista, mais voltada para o futuro da sociedade, Ferreira aponta que a solução não pode ser pensada para apenas quatro anos, mas deve ser considerada conforme um planejamento estratégico para 40 ou 50 anos. “Esse é o motivo pelo qual escolhemos esse tema, para que todos os municípios se preocupem com isso e todos apresentem algum programa para que possamos fazer algo melhor para o Estado”, concluiu.

A coordenadora do PGP, Virgínia Cano, falou sobre a alegria que sente de poder participar e coordenar o Prêmio Gestor Público. A auditora-fiscal da Receita Estadual já coordena o prêmio há sete anos. Virginia salientou que o PGP “reconhece e premia boas ações desenvolvidas por administração públicas municipais” e destacou que o seu maior objetivo é “a melhoria da administração pública brasileira”.

Relação de autoridades presentes.

Gilmar Sossella, presidente da Assembleia Legislativa

Celso Malhani de Souza, presidente do Sindifisco-RS

Abel Henrique Ferreira, presidente da Afisvec

Virginia Cano, coordenadora do Prêmio Gestor Público

André Paiva, secretário-adjunto da Fazenda representando o Governo do Estado

Daniel Sperb Rubin, subprocurador-geral de Justiça

Zila Breitenbach, deputada estadual

Jorge Pozzobom, deputado estadual

Catarina Paladini, deputado estadual

Roberto Bertoncini, secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre

Sandro Trescastro Bergue, diretor da Escola Superior de Gestão e Controle, representando o Tribunal de Contas do Estado

Ney Michelucci, superintendente financeiro da Famurs

Nelson Lídio Nunes, vice-presidente da Fecomércio

Eugênio Couto Terra, presidente da Ajuris

Eroni Numer, secretário-adjunto da Fazenda de Porto Alegre

Edison Helbert, representante regional Serpro

João Marcos de Souza, vice-presidente da Fenafisco

Edison Zart, vice-presidente do Sindifisco-RS diretor da Afisvec

Christian de Azevedo, diretor de comunicação da Afisvec e Sindifisco-RS

Tiago Zanateli, prefeito de Fontoura Xavier

 

Fonte: Afisvec