Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 28/10/2015

ESPÍRITO SANTO: Assembleia faz indicação para prorrogação do concurso para auditor fiscal da Sefaz

A deputada Janete de Sá (PMN) apresentou indicação, que será endossada por todos os deputados da Assembleia Legislativa, pedindo que o governo prorrogue por dois anos a validade do concurso para o cargo de auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O certame vence em 29 de dezembro deste ano, mas mais de 200 aprovados aguardam nomeação.

Do concurso, foram nomeados apenas 19 aprovados, sendo que 12 permanecem nos quadros da secretaria. Enquanto isso, o número de auditores cai, já que boa parte do quadro está prestes a se aposentar ou já se aposentou.

O concurso previa 19 vagas para auditor, mas apenas 14 foram preenchidas. Além disso, 31 auditores se aposentaram durante a validade do concurso e dois pediram exoneração, reduzindo ainda mais o número de profissionais. Sem contar com as vagas previstas no edital, o Estado tem mais de 200 cargos vagos (de 580 previstos em lei), que podem aumentar com as aposentadorias dos auditores.

Os aprovados pressionam por novas chamadas que, com a prorrogação do concurso, poderiam acontecer até 2017 sem a necessidade de realização de outro concurso.

Para o cargo, foram realizados concursos em 1984, 2002, 2009 e 2013 e o temor é que haja grande quantidade de aposentados do primeiro concurso para a pasta nos próximos anos – já que a maioria dos auditores são do primeiro concurso – que se somem às já realizadas e contribuam para aumentar o déficit de auditores.

As mulheres do concurso de 1984 já completaram 30 anos de contribuição e estão aptas à aposentadoria. Já os homens têm a possibilidade de se aposentar em 2019, caso não tiverem tempo fora da Sefaz.

O cargo tem quatro níveis de carreira (inicial, I, II e III), sendo que nos níveis inicial, I e II há 170 vagas disponíveis, com 58% de ocupação. Já no nível III da carreira existem 41 vagas disponíveis. 

 

Fonte: seculodiario.com.br/