Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 17/07/2014

Entidades querem derrubar veto à emenda da licença classista remunerada

Inconformados com o veto presidencial à emenda de alteração do art. 92 da Lei 8.112/90, referente à conversão da MP 632/2014 – e que previa melhorias na licença para o exercício de mandato classista –, o Fonacate e suas afiliadas conversaram nesta manhã com o senador Paulo Paim (PT/RS) para que juntos articulassem soluções ao impasse.

O secretário-geral do Fonacate, Rudinei Marques, registrou o descontentamento dos dirigentes sindicais com o governo. “Sendo esse um governo do Partido dos Trabalhadores, esperávamos mais diálogo e medidas que efetivamente valorizassem a organização classista dos servidores”, enfatizou. O secretário-geral disse ainda que falta apenas vontade política para a regulamentação adequada da matéria.

Paulo Paim afirmou que conhece os argumentos e a preocupação dos dirigentes. Como primeiro passo, Paim sugeriu uma ampla mobilização para a derrubada do veto. “Vocês têm que se unir e fazer uma grande pressão para reverter esse veto”.

O senador também manifestou preocupação com o financiamento das entidades de classe dos servidores públicos no longo prazo, haja vista que as aposentadorias posteriores à Emenda Constitucional nº 41 são calculadas pela média das últimas contribuições e independem de negociações salariais, assim como o advento do regime de previdência complementar. Tendo em vista esse cenário, Paulo Paim propôs um amplo processo de debate acerca do financiamento dessas entidades.

Para Rudinei Marques, é necessário buscar junto ao governo medidas emergenciais que assegurem aos sindicatos e entidades de classe de âmbito nacional liberações com ônus para a Administração Pública. As entidades presentes acolheram as sugestões do senador e ressaltaram que o Fonacate tomará a frente dos debates sobre o financiamento das entidades classistas.

Ao finalizar o encontro, Paulo Paim se comprometeu a marcar reunião do Fonacate com o titular da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), ministro Ricardo Berzoini. O senador sugeriu, ainda, que o Fórum organize uma audiência pública no Senado Federal para debater o tema.

 

Com informações: Ascom Fonacate

Fonte: Febrafite