Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 30/04/2013

Entidades debatem aposentadoria especial para servidores

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

29/04/2013.

 Projeto de Lei trata da aposentadoria especial a servidores públicos que exerçam atividade de risco.

 Na última terça-feira, o Projeto de Lei Complementar nº 554/2010, que trata da aposentadoria especial a servidores públicos que exerçam atividade de risco, foi tema de debate em audiência pública entre associações representativas de classe e parlamentares.

 

Representando o Sindilegis, a Associação da Polícia do Congresso Nacional (APCN) e a União Nacional de Polícias Legislativas (Unipol), o advogado e policial legislativo da Câmara dos Deputados, Antônio Marcos Mariano Anastácio, defendeu a concessão de aposentadoria especial a todas as categorias de profissionais do poder público que exerçam, de fato, atividade que envolve grave risco para esses agentes.

 

Além disso, Mariano destacou os riscos para a integridade física de policiais legislativos que enfrentam confrontos em seu dia a dia, bem como sofrem ameaças por conta de atuação em investigações criminais no âmbito do Legislativo Federal. O policial também relatou caso em que um infrator ameaçou atentar contra a vida de filho de um Policial da Câmara Federal; um de tantos outros casos em que se tem o risco como elemento qualificador de nossa atividade.

 

De acordo com o vice-presidente da APCN, Antônio Vandir de Freitas Lima, os servidores públicos Federais vivem momento crucial, propício para debater temas de interesse que impactam diretamente a sociedade. Além disso, ressaltou a parceria constante do Sindilegis com as associações representativas dos servidores.

 

“O Sindilegis sempre foi o parceiro de todas as horas e vemos no presidente Nilton Paixão a vontade e o empenho de continuar lutando, sempre. Por isso, o Mariano aproveitou a ocasião para fazer a defesa dos servidores públicos, colocando-os como baluartes para a consolidação da democracia e para o combate à corrupção”, alertou Vandir.

 

O deputado federal Policarpo (PT/DF) reafirmou o seu compromisso com os servidores públicos e disse não ter a intenção de revogar a lei que garante a aposentadoria integral aos policiais. A Polícia Legislativa Federal já possui aposentadoria especial, entendimento corroborado pelo Acórdão do TCU nº 2943/2010.

 

Clique aqui para acessar o vídeo da audiência pública: http://vod.camara.gov.br/cgi-bin/playlist.pl?p=plenario14_2013-04-23-16-21-28-000_656366&d=1 .

 

Fonte: Fonacate