Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 15/01/2014

Categoria

Empresa planeja refinaria para o Ceará

15/01/2014.

Após instalada, a estimativa é haja uma produção diária de 5 mil barris. Negociações entre a empresa REF Brasil e Governo do Estado tiveram início à seis meses

Enquanto a Refinaria Premium II não sai do papel, a empresa REF Brasil negocia para construir uma refinaria de pequeno no Ceará. Com produção diária de 5 mil barris por dia e investimento de R$ 120 milhões, o empreendimento terá prazo médio de montagem de 18 meses, mas ainda não tem data para começar.

O investimento será feito pela empresa do ex-diretor de refino e abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que assinou, na última segunda-feira (13), um protocolo de intenções para a construção de uma refinaria de pequeno porte no município de Carmópolis, estado do Sergipe, semelhante a que está programada para o Ceará.

A ideia da REF Brasil é construir um total de quatro minirefinarias, além do Ceará e Sergipe, os estados do Espírito Santo e Alagoas também teriam unidades de refino. A REF pode investir até R$ 960 milhões no Brasil se as minirefinarias forem construídas a plena capacidade.

A ideia das instalações é produzir gasolina, diesel, óleo combustível e bunker, como é chamado o combustível para navios.

As negociações com o Governo do Estado começaram a cerca de seis meses atrás. O projeto já deu entrada na Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o processo segue em fase de planejamento.

“Está sendo feito um estudo de viabilidade. A ideia é que ela seja construída nos mesmos moldes do Sergipe, mas ainda segue na fase de planejamento”, confirma o presidente da Adece, Roberto Smith.

Concorrência

Mesmo com a instalação da minirefinaria, a construção da Premium II, da Petrobras, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), segue sendo prioridade do Governo do Estado. Na avaliação de Smith, o novo empreendimento não irá fazer concorrência alguma com a Premium II.

“Essa será um refinaria de pequeno porte. Serão cinco mil barris por dia, não concorre de forma alguma com o que será refinado pela Petrobras”, destaca.

Números

5

mil barris por dia será a capacidade de refino da minirefinaria

120

milhões de reais será o investimento da REF para a construção do empreendimento

 

Fonte: O Povo