Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 21/11/2012

Emoção e compromisso na entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

21/11/2012

Os vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal foram conhecidos nesta terça-feira (20), em Brasília, em cerimônia marcada por muita emoção na sede do Conselho Federal da OAB, com a presença autoridades, representantes das associações filiadas e sindicatos do Fisco estadual/distrital, de entidades nacionais dos servidores das Carreiras Típicas de Estado, dos representantes das dez iniciativas finalistas do prêmio, entre outras.

O troféu de 1º lugar assim como o prêmio em dinheiro (R$ 15 mil) foram entregues ao Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria (RS), representado pelos coordenadoras Rosaura de Fátima Oliveira, Helaine Rosa Simon e Rozânia Rosa.

O grande vencedor da noite realiza um projeto que mobiliza direção de escolas, professores, estudantes e comunidade, sensibilizando e informando com cursos, palestras e oficinas. É um projeto que congrega estudantes desde o ensino infantil até universitários, envolvendo anualmente mais de 1,2 mil professores e 16 mil alunos. As atividades pedagógicas são desenvolvidas em 51 das 54 escolas municipais, em que os estudantes são os principais agentes formadores e disseminadores. Além disso, o Projeto ainda atua em 35 municípios vizinhos e existe há 10 anos. Só em 2012 realizou 95 eventos de disseminação do tema educação fiscal e lançou uma página na internet que já foi acessada por 504 cidades brasileiras.

O Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria também promove eventos como o Festival Cid Legal Canta e Dança, Educação Fiscal em Cena, Educação Fiscal na Linha da Cidadania, entre outros. “Tudo para levar conhecimento sobre administração pública, a função socioeconômica do tributo, acompanhamento dos recursos públicos e a fiscalização das atividades dos gestores públicos”, falou emocionada a coordenadora.

O Projeto Sociedade Eticamente Responsável (SER), desenvolvido pelo Observatório Social de Maringá/PR, representado pelo professor universitário Manoel Quaresma Xavier, ficou com o segundo lugar da noite.

O terceiro lugar ficou com o projeto “Educação Fiscal: Exercício da Cidadania”, desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Yara Ferraz Gaia, de Montenegro (RS). Representada pela coordenadora, Maria Giane Campiol Rosa, a iniciativa trabalha o tema Educação Fiscal transversalmente em sala de aula por meio de atividades que desenvolvem a consciência cidadã de forma lúdica e prazerosa, envolvendo toda a Comunidade escolar, com desfiles cívicos, caminhadas, blitz educativas, teatro, dramatizações, palestras, entrevistas, pesquisas e gincanas, entre outras.

Além dos primeiros colocados, a diretoria da FEBRAFITE também homenageou com Certificado de Menção Honrosa os municípios de Pará de Minas(MG) e Manaus(AM).

Para o presidente da FEBRAFITE, Roberto Kupski, “poder contar com diversos apoios institucionais, da grande mídia e da sociedade como um todo discutindo o melhor uso do recurso público faz do Prêmio um iniciativa que merece ser copiada e discutida. O cidadão aos poucos vai descobrindo a força que o tributo agrega. Cidadão consciente constrói uma sociedade melhor e mais justa”, disse emocionado.

Já o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, enfatizou o valor da educação para qualquer conquista social. “Esse é um processo lento e estamos numa democracia que amadurece a cada dia e nossas instituições são cada vez mais fortes. Precisamos de educação, de incentivos e estímulos como esse Prêmio para avançar”, apontou.

Para a presidente da Comissão de Educação do Senado, a senadora Ana Amélia (PP-RS), a sociedade paga impostos caros e é importante que saiba a destinação do dinheiro arrecadado e que possa cobrar serviços de qualidade em áreas como saúde, educação e segurança pública. “O gestor tem a obrigação de apontar o destino desses recursos”, explicou.

A solenidade de entrega contou com belíssima apresentação da Orquestra Meninos do Itapoã que emocionou todos os presentes.

 

Fonte:  Febrafite