Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 24/08/2015

Educação Fiscal no ensino superior é discutido em encontro internacional na Esaf

A Escola de Administração Fazendária - Esaf e o Programa para a Coesão Social para a América Latina - EUROsociAL promoveram nos dias 18 e 19 deste mês o Encontro Internacional para Desenvolvimento da Educação Fiscal no Ensino Superior do Brasil e América Latina.

Em reconhecimento ao Programa Nacional de Educação Fiscal – Pnef, coordenado pela Esaf, o programa EUROsociAL incluiu como uma de suas metas a criação do curso Educação Fiscal e Coesão Social. Com isso, espera-se promover e institucionalizar a Educação Fiscal como ferramenta para o pleno exercício da cidadania e para a solidificação da democracia participativa no Brasil e na América Latina.

Representantes acadêmicos e de órgãos governamentais do Brasil, Chile, Honduras e México discutiram a disseminação do conhecimento sobre a atividade financeira do Estado e sua relação com o exercício e o fortalecimento da democracia participativa.

Na abertura do evento, o ministro-conselheiro, chefe do setor de Cooperação do EUROsociAL, Thierry Dudermel, citou que a coesão social só é possível por meio da troca de experiências. Dudermel considera que a Educação Fiscal é um compromisso para o bem comum e para o bem democrático, aproximando ainda mais o Estado de seus cidadãos.

O anfitrião do encontro, diretor-geral da ESAF, Alexandre Motta, em sua palestra: Educação Fiscal como Ferramenta de Controle da Qualidade do Gasto Público, destacou a importância da participação social, lastreada na transparência e no conhecimento. Motta deu especial destaque ao tema da Qualidade do Gasto público, que em sua visão constitui-se num conceito fundamental para o aprofundamento da Educação Fiscal na atualidade.

O presidente da Febrafite, Roberto Kupski, participou do evento. Na oportunidade, apresentou um resumo das edições do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, uma iniciativa da Federação em parceria com a Esaf e as propostas de atividades da entidade em parceria com o EUROsociAL.

Em abril deste ano, a Febrafite foi convidada para participar da Rede de Educação Fiscal da União Europeia e América Latina como entidade colaboradora.

Com informações da Esaf.

 

Fonte: Febrafite