DO BRASIL - EUA podem parar de importar etanol
18/11/2013.
Washington - Principal destino das exportações brasileiras de etanol, os Estados Unidos anunciaram na última sexta-feira que pretendem reduzir em 2014 o volume de biocombustíveis que as refinarias do país devem misturar à gasolina e ao diesel, em uma vitória do lobby que defende os interesses da indústria do petróleo.
A proposta divulgada prevê que as refinarias terão de acrescentar 15,2 bilhões de galões de combustíveis renováveis nos produtos que venderem no próximo ano, 2,95 bilhões a menos que os 18,15 bilhões previstos originalmente na legislação sobre biocombustíveis aprovada em 2007. O volume é inferior aos 16,55 bilhões de galões fixados para 2013 e representa o primeiro corte nos patamares desde que a mistura foi aprovada.
Exportação
No ano passado, o Brasil exportou US$ 1,5 bilhão de etanol para os Estados Unidos, o equivalente a 68% dos embarques totais do produto. De acordo com Leticia Phillips, representante da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) na América do Norte, o etanol brasileiro respondeu por 3% dos biocombustíveis consumidos naquele país durante o ano passado.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste