Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 11/04/2013

Diretores da Affego são recebidos pelo superintendente Glaucus Moreira

11/04/2013.

O presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas e o vice-presidente José Ferreira de Souza foram recebidos na tarde desta quarta-feira, 10, pelo Superintendente da Receita Estadual Glaucus Moreira Nascimento, em seu gabinete no Complexo Fazendário. Num encontro amigável, os dirigentes e o Superintende conversaram sobre a situação da Affego, do Affego-Saúde, e a necessidade de equiparação salarial entre ativos e inativos. A postura de Glaucus é a de um verdadeiro aliado das reivindicações affegueanas junto à Administração.

A reunião informal começou com o interesse do Superintende em conhecer a experiência administrativa da nova Diretoria da Affego, inclusive a respeito do Affego-Saúde. Tanto Dilton quanto José Ferreira foram muito francos ao compartilhar com Glaucus os desafios enfrentados pela nova gestão, que vem trabalhando arduamente para suplantá-los.

Paridade

Com o tempo a conversa fluiu naturalmente para a questão da equiparação salarial, ponto de interesse para as duas partes. Glaucus se mostrou muito solícito à reivindicação da paridade, afirmando que para avançar ainda mais no assunto é preciso apenas que a Associação faça o levantamento sobre o impacto da equiparação na folha salarial. Dilton explicou ao Superintende que conversas com aposentados e pensionistas o permitiram realizar o cálculo informal do impacto.

O presidente concluiu que muitos aposentados e pensionistas já estão enquadrados nos níveis corretos da carreira, o que diminuiria o impacto na folha, pois apenas uma parcela reduzida dos inativos se enquadrariam nos níveis mais altos. “Queremos também tranquilizar o secretário a respeito desse impacto, que poderá ser diluído e dividido mensalmente”, pontuou Joaquim Dilton.

Glaucus então frisou novamente a necessidade de um levantamento completo, tarefa para a qual disponibilizou ajuda de pessoal e solicitou a colaboração da Affego. O presidente e o vice asseguraram ao Superintende que irão disponibilizar colaboradores para executarem a tarefa em parceria com a Superintendência, agilizando assim todo processo. A previsão é de que os trabalhos comecem a se realizar já na próxima segunda-feira, 15.

Parceiro

A postura do superintende Glaucus Moreira Nascimento já demonstrava um alinhamento com as atitudes da Diretoria da Affego desde a primeira reunião do presidente Dilton com o secretário Simão Cirineu, no dia 7 de fevereiro. Na ocasião, tanto Glaucus quanto o titular da pasta mostraram-se sensibilizados com a questão dos aposentados e pensionistas do Fisco, encarando que a reivindicação da paridade não era motivada apenas por questões salariais, mas pela reparação de um dano moral.

Ficou acertado no encontro que o Superintende agendaria para o mais breve possível uma reunião entre os Diretores da Affego e o Secretário Simão Cirineu, para dar continuidade aos debates da paridade. Os representantes da Associação saíram da Superintendência convictos de que Glaucus Moreira é hoje um aliado da categoria, e esperam que o Secretário da Fazenda também seja um parceiro nesta reivindicação.

“Esperamos e temos absoluta certeza que o sr. Secretário, que já demonstrou sensibilidade com a causa, é também um aliado junto ao Governador Marconi Perillo na resolução da questão da equiparação”, avaliou o presidente Joaquim Dilton.

Fonte: Affego