CPI do Carf se reúne para votar requerimentos na tarde de hoje
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) realiza reunião nesta segunda-feira (20) para votar requerimentos.
Na pauta estão os pedidos de convocação dos presidentes dos bancos Bradesco, Itaú, Santander e Safra; do presidente do Grupo Gerdau, André Gerdau; e de Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula e proprietário da LFT Marketing Esportivo; entre outros requerimentos.
Na última quinta-feira (16), a CPI aprovou a convocação da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e de outras 42 pessoas, entre as quais os empresários Carlos Alberto de Oliveira Andrade (do grupo Caoa), Victor Sandri (presidente do grupo Cimentos Penha) e Eduardo Souza Ramos (da Mitsubishi do Brasil).
Operação Zelotes
A CPI do Carf foi criada para investigar desdobramentos da Operação Zelotes, deflagrada em março de 2015 pela Polícia Federal, e que investiga crimes atribuídos ao conselho, como associação criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.
No ano passado, uma CPI do Senado também investigou irregularidades nos julgamentos do Carf. Essa comissão concluiu os trabalhos em dezembro, com pedidos de indiciamento de suspeitos e recomendações de alteração na legislação tributária.
Já a Câmara dos Deputados instalou no ano passado uma subcomissão permanente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle que vai acompanhar as investigações da Operação Zelotes. O relator da subcomissão é o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Segundo informações divulgadas pela imprensa, o esquema de fraudes pode ter provocado prejuízo de pelo menos R$ 19 bilhões à Receita Federal.
A reunião está marcada para 15 horas, no plenário 7.
Fonte: Agência Câmara Notícias